A Câmara Municipal de Coimbra aprovou a reposição de duas viagens na Linha n.º 22 dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) entre a Portagem, na baixa da cidade, e a Escola Inês de Castro, em S. Martinho do Bispo, nos períodos de férias escolares. O reforço entra em vigor esta quarta-feira.
As duas viagens - com partidas às 8.00 horas, da Portagem, e às 8.30 horas, da escola - serão um reforço no período da manhã durante todo o ano, de acordo com a proposta aprovada em reunião de Câmara. A medida passa a vigorar a partir do dia 9 de abril, esta quarta-feira.
Na linha n.º 22, tinham sido suspensas, em setembro de 2021, seis viagens com partida da Portagem nos períodos da manhã e ao final da tarde, bem como outras seis no sentido inverso, no âmbito de alterações na rede de transportes dos SMTUC. As viagens não foram restabelecidas até hoje, devido a dificuldade de recursos.
Protesto da população de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades
Depois de um abaixo-assinado da União de Freguesias de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, o Gabinete de Estudos e Projetos municipal consultou a Divisão de Serviços de Produção sobre a viabilidade de serem repostas as viagens com partida da escola às 8.30 horas, bem como outras viagens ao final da tarde nos dois sentidos.
A análise da Divisão de Serviços de Produção considerou que a reposição total das viagens suspensas em 2021 "só seria viável com a alocação de 3.30 horas de motorista e a inclusão de mais uma viatura". No entanto, "devido à escassez de recursos humanos", a medida é "atualmente inviável".
Ainda assim, entende-se que há duas viagens neste linha, com saída da Portagem às 8 horas e da Escola Inês de Castro às 8.30 horas e que são suspensas durante as férias escolares, para as quais "existem condições, sem acréscimo de recursos", para a sua reposição, passando a realizar-se durante todo o ano.