Cultura

Julio Iglesias: "Fui morto mil vezes. É a mesma velha história"

Bem disposto, o artista espanhol desvalorizou os rumores que davam conta de uma saúde frágil Foto: Ronaldo Schemidt/AFP

Depois de o jornalista Carlos Herrera ter revelado que Julio Iglesias sofre de um tumor benigno nos ossos que afeta a coluna vertebral, o músico quebrou o silêncio para esclarecer que há muito tempo que foi tratado. O artista de 81 anos está a trabalhar numa para a Netflix, enquanto nada com a mulher nas Bahamas.

"Fui morto mil vezes, fui aposentado cerca de vinte mil, fiquei doente outras tantas... Essa é a mesma velha história". Foi assim que Julio Iglesias reagiu às últimas notícias sobre a sua saúde. Em declarações por telefone à revista "Hola", o músico de 81 anos negou uma suposta fragilidade.

Bem-disposto, o artista espanhol desvalorizou os rumores: "As pessoas adoram falar, e eu adoro quando falam, porque significa que se lembram de mim. Eu escolhi esta vida. Vivo maravilhosamente com a solidão. É a minha companheira. Mas é uma companheira escolhida, não imposta, à qual te acostumas e com a qual sou mais feliz a cada dia."

Julio Iglesias pronunciou-se depois de, no programa "Poniendo las calles", o jornalista Carlos Herrera ter afirmado que o artista sofre de osteoblastoma, um tumor benigno nos ossos que afeta a coluna vertebral. Em antena, o comunicador referiu que o amigo de longa data "está bem", mas que o problema de saúde lhe causou "muitas deficiências". "Está a sofrer um declínio progressivo", acrescentou Herrera, sublinhando que "da cintura para cima está em ótima forma, mas da cintura para baixo tem 500 anos".

"Eu gosto muito do Carlos e não o culpo por nada. A nossa amizade é maravilhosa... Mas tenho de reagir às suas palavras", reagiu Iglesias, antes de explicar que "há 62 anos um tumor benigno chamado osteoblastoma" se formou nas suas costas, "afetando o sistema nervoso dorsal e as pernas". "Passei por uma cirurgia para esse tumor em 1963, e um ano e meio depois, estava completamente recuperado e a estudar em paz e feliz em Cambridge, Inglaterra", destacou.

Para Iglesias, esse é um capítulo há muito encerrado e sem sequelas. "Lamento que tenha ocorrido esse erro, que, na verdade, só serviu para ressaltar o carinho profundo e genuíno que recebi de tantas pessoas durante tantos anos", confessou. "Estou feliz aqui nas Bahamas com a minha mulher e acabei de nadar na piscina como um peixe a ser perseguido por um tubarão”, brincou, à margem das especulações.

"Tenho o privilégio de escolher como gasto energia"

Além da saúde, também se falou sobe a sua reforma, o que também não corresponde à realidade. "Estou a trabalhar arduamente na série da Netflix sobre a minha vida.  Daqui a alguns dias, tenho uma reunião com executivos seniores para continuar o projeto… Isso não é reformar-me, é continuar a trabalhar", vincou.

A viver uma nova fase, Julio Iglesias diz-se "em ótima forma e feliz", sem grande vontade de voltar aos palcos. A explicação é simples: "Reunir os músicos, ensaiar, trabalhar nas músicas... agora, sinceramente, prefiro mergulhar na piscina, viver uma vida mais simples, mais tranquila. Tenho o privilégio de poder escolher como gasto a minha energia, e agora não tenho a força que tinha antes, mas tenho a paixão. E também me resta um pouco de vaidade. Na medida certa", confessou.

Sara Oliveira