O processo não é novo, mas ainda pode causar confusão em alguns consumidores. A descontinuação total de canais analógicos em operadoras como a NOS e a NOWO está numa fase avançada. Mas afinal o que está em causa? E como é que pode saber se a sua televisão é ou não compatível com canais digitais? Nós explicamos tudo.
O que é a descontinuação dos canais analógicos?
A 26 de abril de 2012, concluiu-se a terceira e última fase do plano para o fim das emissões analógicas terrestres de televisão, com a transição definitiva para a TDT. Os quatro canais nacionais de televisão passaram a chegar a nossa casa através de sinal digital. Contudo, este processo de descontinuação dos canais analógicos não está encerrado nas operadoras. A NOS começou o processo de descontinuação total destes canais em 2016 e, a par com a NOWO, são as operadoras que estão numa fase mais avançada. A MEO ainda disponibiliza 31 canais em formato analógico e a Vodafone cerca de 45 canais.
Quais são os consumidores afetados?
Essencialmente os consumidores com televisores mais antigos e volumosos que não estejam ligados a uma caixa descodificadora do operador, com televisores sem sintonizador digital integrado ou sem sintonizador TDT com DVB-C. A maioria dos modelos plasma e LCD lançados antes de 2010 também não têm sintonizador digital integrado.
Se o seu televisor está ligado a uma box não precisa de se preocupar. Se comprou o televisor depois de 2010 também não deve enfrentar problemas, a maioria já inclui um sintonizador necessário para aceder ao sinal de TDT e também são compatíveis com os pacotes de televisão em formato digital que os operadores disponibilizam.
Como saber se o seu televisor é compatível?
Para saber se o seu televisor consegue sintonizar os canais digitais, deve fazer uma sintonização dos canais no equipamento. Para isso vá ao menu do equipamento e escolha a opção que permite sintonizar os canais: “Sintonização de canais ou “Pesquisa de canais”. Mas atenção: deve escolher a opção “Canais Digitais” ou “Canais DVD-C". Se o seu televisor for compatível, deverá sintonizar automaticamente a nova grelha de canais digitais do operador. Se não conseguir, quer dizer que o seu televisor não é compatível.
E o que devo fazer se o televisor não for compatível?
Se o seu televisor não consegue sintonizar os canais digitais, a solução passa por arranjar um sintonizador TDT com DVB-C, uma box adicional do seu operador ou trocar por um televisor mais recente.
O que dizem as operadoras?
Segundo informação disponibilizada no seu site, a NOS informa que “o sinal de televisão da NOS vai passar a ser digital” e para isso o consumidor deve “ter uma televisão que consiga fazer uma sintonia digital”. A NOS disponibiliza um descodificador digital aos seus clientes, no valor de 25,99 euros se o comprar ou 1,99 euros de aluguer mensal. A MEO informou os clientes que “algumas televisões deixaram de integrar a grelha de canais analógicos sem MEOBox”. Mas informa que os aparelhos “compatíveis com DVB-T ou utilizando um descodificador TDT” continuarão a disponibilizar uma grelha de canais analógicos com 31 canais, incluindo os quatro de sinal aberto, sem custos acrescidos. A operadora lembra também que “estas alterações ocorrem por motivos alheios ao MEO e no âmbito das alterações das frequências da TDT com vista à libertação das respetivas faixas para o 5G”. A Vodafone também informou os clientes da nova grelha de canais sem TV Box, que entrou em vigor no dia 30 de abril de 2022. A lista conta com 45 canais. A operadora informou que “o acesso aos canais digitais implica uma televisão compatível com DVB-T, formato MPEG4, ou um descodificador TDT, mas não tem custos adicionais.
Vou ter que pagar mais por esta alteração?
A Deco entende que o consumidor poderá rescindir o contrato sem penalização caso haja “alterações unilaterais às condições previamente contratadas”, como a necessidade de pagarem mais por um descodificador digital. Contudo, primeiro deve verificar se o seu televisor é compatível com a norma usada pelo operador para os canais digitais. Se for cliente da MEO e da Vodafone, trata-se da norma DVB-T, se a sua operadora for a NOS ou a NOWO é a norma DVB-C. Se não for compatível, pode sempre usar uma box TDT para descodificar o sinal. Também pode tentar negociar a oferta da mensalidade do descodificador proposto pelo operador. Se todas estas opções falharem deve apresentar uma reclamação ou partir para a rescisão do contrato “sem encargos devido a alteração unilateral das características do serviço à qual está associado um acréscimo de custo imprevisto para o cliente”. Tal como explica a DECO, deve “indicar que não pode ter acesso aos canais digitais sem incorrer nesse custo adicional, seja por via do aluguer ou compra de um descodificador, seja por via da necessidade de aquisição de novos televisores”.