Desporto

André Villas-Boas faz diligências para tomar posse mais cedo

André Villas-Boas assistiu ao F. C. Porto-Sporting na bancada Foto: Pedro Correia / Global Imagens

De acordo com os estatutos do F. C. Porto, a nova Direção toma posse até 15 dias depois das eleições. Presidente eleito pretende que os prazos sejam encurtados para poder começar a tomar decisões importantes e começar já a preparar a nova época.

De acordo com os estatutos do F. C. Porto, a nova Direção deve tomar posse até 15 dias depois das eleições, o que aponta para a data limite de 12 de maio, o que coincide com o dia do jogo entre os dragões e o Boavista. No entanto, segundo apurou o JN, André Villas-Boas pretende tomar posse o mais cedo possível e está tomar diligências para assumir o comando dos dragões antes de 12 de maio.

Em causa está também a data da marcação da assembleia geral (AG) de acionistas da SAD do F. C. Porto que conduz ao início de funções da nova administração para poder tomar decisões concretas sobre as mudanças que quer implementar. De acordo com os estatutos, essa AG tem de ser marcada 21 dias após a tomada de posse da Direção, fazendo que a administração só possa exercer funções a partir da primeira semana de junho.

Isso pode colocar em causa a resolução de determinados dossiês importantes e que precisam de intervenção até para se começar a preparar a nova temporada futebolística. Por isso, André Villas-Boas pretende tomar posse mais cedo como presidente do F. C. Porto para que estes prazos formais e estatutários sejam encurtados.

De acordo com todos estes prazos, significa que Pinto da Costa ainda será presidente da SAD do F. C. Porto quando se realizar a final da Taça de Portugal entre os dragões e o Sporting, no dia 26 de maio, no Jamor.

Por curiosidade, quando Pinto da Costa sucedeu a Américo de Sá tomou posse a 23 de abril de 1982, depois de ter sido eleito no dia 17. Ou seja, seis dias depois de ter sido conduzido pelos sócios à liderança do clube. Ainda recentemente, quando Frederico Varandas chegou ao comando do Sporting, foi eleito num sábado e tomou posse num domingo, enquanto Rui Costa tomou posse no mesmo dia em que foi eleito, em 2021.

Norberto A. Lopes