A Festa do Alvarinho e do Fumeiro começa na sexta-feira a sua 30ª edição com algumas novidades, como por exemplo uma pipa gigante onde vai ser realizado um programa de rádio.
O evento que celebra a produção de vinho e enchidos na sub-região de Monção e Melgaço, regressa com um programa de animação de três dias, 29 produtores de alvarinho e 16 produtores de produtos locais no recinto.
A pipa criada por uma empresa local (Quintas de Melgaço) apresenta-se como novidade no certame, "símbolo tradicional no mundo do vinho e um verdadeiro tributo ao território".
"A pipa não só simboliza a grandiosidade do evento, como honra todo o trabalho e dedicação que, ao longo dos anos, tem sido feito na sub-região", diz o administrador da empresa, Pedro Soares.
Durante o evento, a pipa acolherá emissões em direto de vários órgãos de comunicação social e atividades promovidas pelo município e pela Quintas de Melgaço, direcionadas para visitantes.
O programa da rádio Renascença “As Três da Manhã”, com as locutoras Ana Galvão, Inês Lopes Gonçalves e Joana Marques vai decorrer, em direto, entre as 7 horas e as 10 horas de sexta-feira.
No interior da pipa, ao longo dos três dias do evento, "os visitantes terão também a oportunidade de viajar pelo território, através da utilização de óculos de realidade virtual".
Depois de ser atração durante a festa, ficará disponível para visita durante o resto do ano, no local onde vai ser instalada.
A Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço começa esta sexta-feira, 26 de abril, e decorre até domingo no Largo do Mercado Municipal. Com uma área de 3800m2, o certame inclui espaço de restauração (com capacidade para cerca de 480 pessoas sentadas), onde quatro restaurantes apresentarão as suas propostas gastronómicas. Contará também com sete stands de animação turística e institucional.
No total, a feira reunirá 53 expositores. Inclui showcookings com os chefes Rui Paula, Hélio Loureiro e David Couñago Freire e provas comentadas de vinhos com Valéria Zeferino, da Revista Grandes Escolhas, que se debruçará na temática “Alvarinho à prova do tempo”. A Associação de Produtores de Alvarinho da Sub-Região de Monção e Melgaço, com o tema “Monção e Melgaço: Um Terroir Único”; Beatriz Machado, da Nieeport, com a temática “Uma Casta. Vários Estilos de Vinho” e Manuel Malfeito, do Instituto Superior de Agronomia de Lisboa, com o tema “Entender as diferentes expressões do alvarinho, sem descrever aromas nem dar notas” também farão parte das provas.