Porto

Aulas de ballet ou mergulhos na piscina: aprender talentos depois dos 65 anos

This browser does not support the video element.

Reformers é um projeto em que os mais jovens partilham talentos com os mais velhos. A ideia dos organizadores da ação é combater o idadismo, a exclusão social e aumentar o movimento cívico. Iniciativa já abrangeu mais de 200 idosos na Área Metropolitana do Porto.

Natação, surf, ballet ou costura fazem parte do leque de atividades orientadas por voluntários que partilham o que sabem com os mais velhos.

Este ano, o projeto abrangeu 200 seniores na Área Metropolitana do Porto, em sete municípios, e também no Fundão. As Juntas de Freguesia são fundamentais a apontar os idosos mais frágeis socialmente - os mais isolados.

No próximo ano, a previsão aponta para 400 participantes e uma subida proporcional no número de mentores voluntários: dos atuais 60 para entre 120 a 150. No Porto, existe a associação Transformers que existe há 12 anos com o trabalho virado para os jovens. Esta iniciativa foi o trampolim que motivou o projeto virado para a terceira idade, este ano, a que se chamou de Reformers e que atua nos concelhos de Valongo, Vila Nova de Gaia, Espinho, Póvoa de Varzim e no Porto.

Joana Moreira Soares