A PSP deteve dois homens, com 29 e 30 anos, por ameaças e injúrias a agente de autoridade, em Lisboa. Numa das situações o suspeito partiu uma garrafa de vidro e avançou para os polícias, num outro caso um homem encostou a sua cabeça à do agente e tentou mordê-lo.
As detenções, divulgadas esta segunda-feira, ocorreram na quarta-feira, através de agentes da Divisão de Segurança a Transportes Públicos e na freguesia da Misericórdia.
Numa das situações, os agentes foram alertados para uma desordem entre dois indivíduos no exterior da Estação Ferroviária do Cais do Sodré, provocando constrangimento nos demais passageiros que por ali passavam.
"Ao ser interpelado, o detido e sem que nada o fizesse prever, dirigiu-se aos polícias numa atitude hostil, provocatória e desrespeitosa para com aqueles, tentando afastar-se de imediato. Retornando, o suspeito ergueu uma garrafa de vidro, partindo-a no solo, ficando com a parte do gargalo na mão, enquanto ameaçava e injuriava os agentes", revelou a PSP.
Numa segunda situação, os agentes, "foram interpelados pelo suspeito de forma hostil, provocatória e desrespeitosa para com aqueles".
Os polícias questionaram-no sobre a razão do comportamento, e o suspeito, além de nada responder, "continuou com as mesmas atitudes e comportamentos, ao ponto de ter encostado a sua cabeça à de um polícia, em sinal intimidatório, sendo então afastado, por questões de segurança e prevenção".
Face ao comportamento "hostil, provocatório e ameaçador", e na tentativa de cessar tais atitudes, o agente "recorreu ao uso da força física, a estritamente necessária, de modo a que o suspeito fosse algemado".
No decurso desta ação, "ainda tentou morder um dos polícias nas mãos, resistindo ativamente, tendo-lhe sido dada voz de detenção".
O detido de 29 anos foi notificado para comparecer no Tribunal Judicial de Pequena Criminalidade da Comarca de Lisboa e o de 30 anos, foi ouvido na Instância Local Criminal da Secção de Pequena Criminalidade de Lisboa, tendo os processos seguido para investigação.