Brand Story

Turma Imbatível premeia projetos que trazem mudança à comunidade

Encerrou mais uma edição do projeto educativo do Lidl que pretende sensibilizar os mais novos para a temática da sustentabilidade. Os projetos vencedores impactam de forma positiva a comunidade local e a escola que os desenvolveu, provando que a sustentabilidade não é um tema só para adultos.

Mal entrámos na Quinta Pedagógica dos Olivais, encontrámos várias crianças de mãos dadas. Entre conversas animadas, alunos do primeiro ciclo de três escolas diferentes são conduzidos em fila até um relvado rodeado de árvores de fruto. A música é quase abafada por gargalhadas e brincadeiras. Alheio às correrias e saltos, um galo passeia-se tranquilo, indiferente até ao êxtase provocado pela entrada do Brócolo Bernardo, a mascote da Turma Imbatível.

Começa assim o momento que todas as crianças esperavam desde que se puseram a caminho em direção a Lisboa. Naquela tarde, vão finalmente saber se a ideia em que trabalharam desde janeiro nas suas salas de aula ganhou o concurso interescolar da edição deste ano da Turma Imbatível.

As ideias vencedoras

Embora todos os alunos tenham contribuído com a sua criatividade para ideias imbatíveis foi o projeto "Heróis em Ação Juntos por um Sonho - Horta Biológica e Solidária", da turma do terceiro ano da EB1 da Venda do Pinheiro, que alcançou o primeiro lugar.

"Sabemos que, ao preço a que estão, os legumes são um bem que não é entregue pelas instituições e que também não pode ser comprado pelas famílias com menos poder económico", explica-nos Anabela Tibério, a professora responsável por guiar a turma no projeto vencedor. Sentada à sombra de uma árvore, enquanto os seus alunos brincam em contacto com a natureza, a docente explica como funciona esta horta que ocupa 146 metros quadrados da escola, destinada a ajudar quem mais precisa: "Colhemos semanalmente cabazes, desde brócolos, couve-flor, alfaces, tomates, salsa, coentros e curgetes. A instituição, quando fazemos a colheita, vem à escola, recolhe os bens e vai distribuir" por famílias carenciadas.

Além de democratizar o acesso a uma alimentação saudável, a horta promove "uma ligação muito grande dos alunos com a terra", refere Anabela Tibério. Que o digam as próprias crianças, da qual Leonardo é porta-voz: "Agora descobrimos o trabalho que as pessoas têm para cultivar os legumes". Mas este projeto não está apenas a envolver os mais novos. "A nossa horta já é um ponto de passagem e de admiração. Há idosos que interagem muito com os miúdos e dão-lhes ideias", revela a professora, visivelmente orgulhosa.

Alguns metros ao lado, encontramos a professora Sónia Pereira, da EB de Brejo, em Oliveira de Azeméis. A sua turma do segundo ano alcançou o segundo lugar com o "Iogurte (In)sustentável", um projeto que começou com um problema verificado na própria escola. "O balde do lixo, ao fim do dia, estava cheio de plástico" e "o principal culpado eram as embalagens de iogurte", conta-nos.

No total, foram quatro os projetos premiados nesta edição da Turma Imbatível, do Lidl: três que foram criadas por turmas do primeiro ciclo e uma que partiu de uma turma do pré-escolar.

Por isso, "concluímos que podíamos produzir o nosso próprio iogurte" de forma caseira, apenas com uma iogurteira de cortiça, um litro de leite e um iogurte. E assim nasceu uma ideia cujo impacto se fez notar desde logo na consciência de alunos como a Maria, que nos diz, com toda a seriedade que o tema exige, que "quase todo o plástico vai parar ao oceano e uma ilha de plástico é 17 vezes maior do que Portugal". A professora confessa que vencer nunca foi o mais importante. "Somos de um meio rural. O facto de virmos a Lisboa sem custos já é uma vitória", afirma Sónia Pereira, para quem ver os seus alunos tão empenhados num projeto de grande impacto ambiental é um orgulho

Quatro longas horas de autocarro separam também a escola EB1 de Figueira de Castelo Rodrigo da capital, confessa-nos a professora Cristina Cavaca. Para os alunos da turma do primeiro ano que a acompanharam, esta também poderá ser a primeira e única vez que visitam a capital. De sorriso rasgado, a docente explica-nos em que consiste "Os Ajudantes dos Polinizadores", o projeto que desenvolveu com a sua turma de primeiro ano: "Na nossa região havia imensas colmeias, mas muitas estão a desaparecer. Então, o nosso projeto anda à volta da proteção dos insetos polinizadores".

Assim, e em conjunto com os pais, os alunos construíram hotéis de insetos e colocaram-nos um pouco por toda a vila, com o apoio da Câmara Municipal. Mas antes de passar à ação, foi preciso sensibilizar as crianças para o impacto que os polinizadores têm também nas suas vidas. "Dão-nos comida", em especial o "mel e o chocolate", gritou com entusiasmo Lourenço, aluno de Cristina Cavaca.

Uma edição de sucesso

No total, foram quatro os projetos premiados nesta edição da Turma Imbatível, do Lidl: três que foram criadas por turmas do primeiro ciclo e uma que partiu de uma turma do pré-escolar. A ideia vencedora do pré-escolar, denominada "Roupa Velha e Estragada Pode Ser Reciclada", partiu do Jardim de Infância do Canhoso e consistiu na reutilização de têxteis, através das "Re-use box", caixas onde se colocam roupas velhas para que dessas fibras nasçam artigos novos para famílias desfavorecidas.

As ideias vencedoras foram escolhidas por um júri composto por representantes dos parceiros da iniciativa, entre eles a Direção-Geral da Educação, a ANP/WWF e a Associação Portuguesa de Nutrição. Na opinião de Rui Lima, Técnico Superior da Direção-Geral da Educação, as ideias apresentadas mostraram que os alunos "não queriam ser agentes passivos, queriam ser agentes de mudança". João Ribeiro, técnico de educação ambiental da ANP/WWF, concorda que "este é também o caminho da mudança, dar a oportunidade a estes alunos de serem criativos" na forma de melhorar a vida da sua escola. E com "ideias vencedoras que foram, de facto, brilhantes", garante Sofia Ferraz, Assessora Técnica da APN.

Com o intuito de tornar as crianças os principais agentes de mudança nas suas comunidades, sensibilizando-os para a importância de estilos de vida sustentáveis, a Turma Imbatível, contou com 320 escolas nacionais no decorrer deste ano letivo 2022/2023, impactando quase 27 mil alunos, em quase 1 300 turmas. No total, ao longo dos já 11 anos de projeto, foram quase 155 mil os alunos impactados e mais de 1 270 as escolas envolvidas no projeto.

Além do concurso interescolar, esta edição da Turma Imbatível do Lidl foi marcada pela criação de materiais de aprendizagem didáticos e uma minissérie, de modo a introduzir os alunos a temas como a Alimentação Sustentável, Vida Saudável, Sustentabilidade e Consumo Responsável. Estes conteúdos ainda estão disponíveis e pode consultá-los no site da Turma Imbatível. Se a sua escola também gostava de participar, esteja atento à próxima edição.

Com o intuito de tornar as crianças os principais agentes de mudança nas suas comunidades, sensibilizando-os para a importância de estilos de vida sustentáveis, a Turma Imbatível contou com 320 escolas nacionais no decorrer deste ano letivo 2022/2023, impactando quase 27 mil alunos, em quase 1 300 turmas. No total, ao longo dos já 11 anos de projeto, foram quase 155 mil os alunos impactados e mais de 1 270 as escolas envolvidas no projeto.

Redação