Mundo

Adolescente indiano faz história no xadrez e vai disputar campeonato mundial

Gukesh Dommaraju tornou-se grande mestre aos 12 anos Federação Internacional de Xadrez / X

Um jovem indiano de 17 anos vai tornar-se o jogador mais jovem a disputar o título do Campeonato Mundial de Xadrez depois de vencer um grande torneio no Canadá.

Gukesh Dommaraju enfrentará o atual campeão Ding Liren, da China, para escrever mais um pedaço da sua história, depois de ser o jogador mais jovem a vencer o prestigiado Torneio de Candidatos.

“Estou tão aliviado, tão feliz depois deste jogo louco”, afirmou Gukesh após o triunfo histórico em Toronto, no domingo.
"Estava com a mentalidade certa durante todo o evento. Do início ao fim, estava de bom humor, totalmente motivado e queria muito vencer o evento."

Grande mestre desde os 12 anos, será agora o “mais jovem desafiante do Campeonato Mundial de Xadrez da história”, afirmou a Federação Internacional de Xadrez.

Questionado sobre como avalia os seus feitos históricos, o adolescente garantiu: “Não me importo com o mais novo e com todos esses recordes, mas é uma coisa boa de se dizer. Neste momento estou muito feliz por ter vencido o torneio".

Grande mestre desde os 12 anos

Gukesh tornou-se o grande mestre mais jovem da Índia quando tinha apenas 12 anos, sete meses e 17 dias de idade, mas deixou de ser o mais jovem do mundo por 17 dias, segundo a Imprensa indiana.

Oito jogadores competiram desde 4 de abril em Toronto, mas sem o multicampeão mundial norueguês Magnus Carlsen.

"A Índia está excecionalmente orgulhosa de Gukesh por se tornar o jogador mais jovem a vencer os Candidatos da FIDE!", elogiou o primeiro-ministro Narendra Modi no X. “A notável conquista de Gukesh no Candidatos em Toronto mostra o seu extraordinário talento e dedicação.O seu excelente desempenho e jornada até ao topo inspiram milhões."

A data e o local do confronto do campeonato mundial ainda não foram anunciados.

AFP