Cultura

Feira do Livro do Porto promete "reencontro vibrante" com Eugénio de Andrade

Eugénio fotografado em 2001 na sua casa na Foz, no Porto, e que em junho reabre ao público como Casa da Poesia Eugénio de Andrade Foto: Global Imagens

Poeta vai ser homenageado no 101.º aniversário do seu nascimento. A Feira é inaugurada no dia 23 de agosto e prolonga-se até 8 de setembro.

O poeta Eugénio de Andrade vai ser o autor homenageado na edição deste ano da Feira do Livro do Porto, sucedendo a Manuel António Pina, o escritor destacado na edição do ano passado. Segundo a autarquia, a Feira vai decorrer entre os dias 23 de agosto e 8 de setembro, nos jardins do Palácio de Cristal.

O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, durante a apresentação da Biblioteca Digital Eugénio de Andrade, que irá disponibilizar mais de 400 poemas, manuscritos, fotografias, postais e livros do poeta.

Está previsto que, ao longo dos próximos meses, a Biblioteca Digital Eugénio de Andrade possa avançar com a progressiva disponibilização de um acervo com mais de dez mil registos, assim como novas aquisições documentais, explicou Jorge Sobrado, diretor do Museu e Bibliotecas do Porto.

“Eugénio é um poeta amado do Porto e do país, mas esta edição da Feira do Livro será um reencontro especialmente vibrante dos públicos da cidade com a sua obra, permitindo olhares renovados”, referiu Rui Moreira, orgulhoso com o facto de “reabrirmos a celebração da sua obra no em que se encerra o centenário de nascimento do poeta”.

Poeta terá exposição

À poetisa Andreia C. Faria, responsável pela curadoria da homenagem, juntar-se-ão o programador João Gesta, que irá desenvolver a agenda literária, e Tiago Andrade, que ficará responsável pela programação musical e de ar livre.

Rui Moreira adiantou ainda que Eugénio de Andrade também será o protagonista da exposição da Feira do Livro de 2024, “aproveitando os espólios literários e artísticos do seu antigo editor, José da Cruz Santos”, e do artista Armando Alves, “que emprestou a marca gráfica a tantas e tantas das suas obras”.

O espólio particular de Cruz Santos, “feito de mais de 40 anos de trabalho e amizade com Eugénio”, vai integrar, posteriormente, o acervo da Biblioteca Pública Municipal do Porto. A homenagem ao poeta contempla ainda, como habitualmente, a atribuição de uma tília a Eugénio de Andrade nos Jardins do Palácio de Cristal, que volta a acolher o evento.

Em 2023, a Feira do Livro do Porto celebrou o escritor e jornalista Manuel António Pina, e recebeu cerca de 190 mil visitantes. Durante 17 dias, os Jardins do Palácio de Cristal foram a casa de 108 editoras, livreiros e alfarrabistas, que receberam um número recorde de visitas, mais 20% do que na edição de 2022

Casa da Poesia abre a 13 de junho

Situada na Rua do Passeio Alegre nº 584, na Foz, a casa onde o poeta viveu nos últimos anos de vida, vai reabrir como Casa da Poesia Eugénio de Andrade. A inauguração está maracada para o dia 13 de junho, data do seu falecimento.

O imóvel representa mais um polo - o sexto - da Biblioteca Errante do Porto, um projeto das Bibliotecas Municipais.

JN/Agências