A chegada do outono é um período de transição que marca o final de setembro e o início de outubro. Este ano, traz sol e temperaturas ligeiramente mais altas do que a média habitual.
Em declarações ao JN, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) indicou que a temperatura, "especialmente a máxima", vai subir no sábado e no domingo, "uns graus acima do que é habitual, em média". No entanto, numa altura de transição como esta, as temperaturas "podem variar muito".
"Vai haver outonos mais quentes e outonos mais frios", independentemente das alterações climáticas. Nestes momentos de transição de estação, a meteorologia "tem sempre muita variabilidade", não sendo este aumento de temperaturas "um episódio incomum", admite o IPMA.
No sábado, a temperatura mais alta será 28.ºC em Évora, sendo que, no domingo, as temperaturas vão chegar aos 31.ºC no mesmo local. A temperatura máxima mais baixa do país serão 22.ºC na Guarda. As temperaturas mínimas vão permanecer baixas, variando entre 6.ºC e 17.ºC nos vários distritos de Portugal Continental.
No Porto, as máximas previstas são 22.ºC e 24.ºC, para sábado e domingo, respetivamente. As mínimas, para os mesmos dias, são 11.ºC e 12.ºC. Em Braga, a máxima são 24.ºC no sábado e 26.ºC no domingo, com mínimas de 8.ºC e 9.ºC. Em Viana do Castelo, as temperaturas chegam apenas aos 22.ºC e aos 23.ºC no fim de semana, com mínimas de 10.ºC e 11.ºC.
Lisboa terá, de temperatura máxima, no sábado, 26.ºC, e mínima de 15.ºC, sendo que no domingo será, respetivamente, 29.ºC e 16.ºC. Já o Algarve terá máximas de 27.ºC e 28.ºC no fim de semana, com mínias de 16.ºC e 17.ºC.