Vila Nova de Gaia

Veículos de metro já circulam em testes entre Santo Ovídio e Vila d'Este

Foto: Igor Martins / Global Imagens

As composições de metro já circulam em testes na extensão da Linha Amarela entre Santo Ovídio e Vila d'Este, em Gaia, cujos trabalhos de construção estão na fase final.

Os veículos atravessam o novo viaduto de Laborim e param nas novas estações: Manuel Leão (a única subterrânea), Hospital Santos Silva e Vila D’Este. Além dos pormenores ligados à circulação, os técnicos procedem às medições nas plataformas, para que nada falhe aquando da entrada em operação comercial da linha, que ocorrerá entre o final deste mês e o início de maio.

Com a obra de construção na fase final, há uma multiplicidade de testes obrigatórios para que a extensão possa começar a ser utilizada pelos passageiros.

A extensão da Linha Amarela entre Santo Ovídio e Vila d'Este tem cerca de três quilómetros e representa um investimento que ultrapassa os 206 milhões de euros, incluindo a despesa com o material circulante.

A empreitada inclui a construção de um novo parque de material e oficinas da Metro do Porto, em Vila d'Este. Uma estrutura que complementará o que existe em Guifões, Matosinhos, e que até agora tem sido o único desde que a Metro começou a operar.

Redação