Mundo

Nove mortos em naufrágio de navio pesqueiro com tripulação da Galiza

EUROPA PRESS

Nove membros da tripulação do “Argos Georgia”, um navio pesqueiro galego que naufragou perto das Ilhas Malvinas, morreram. Quatro pessoas estão desaparecidas e 14 foram resgatadas com vida, segundo a Delegação do Governo da Galiza, em Espanha.

Dos 10 espanhóis a bordo, seis sobreviveram, dois morreram - das cidades de Vigo e Baiona - e outros dois estão desaparecidos - um também da Galiza, da localidade de Ribeira, na Coruña. A tripulação do barco era composta por um total de 27 pessoas, com nacionalidades espanhola, russa, indonésia, uruguaia e peruana.

De acordo com fontes consultadas pela Europa Press, um dos falecidos é o capitão da embarcação, natural da freguesia de Valadares, em Vigo. Outro dos membros da tripulação que perdeu a vida é o cozinheiro, natural do município de Baiona, em Pontevedra. Entre os sobreviventes encontram-se o imediato e o chefe de máquinas, também eles galegos e que já entraram em contacto com as suas famílias. 

A embarcação Lilibet está a caminho do porto de Stanley com 13 sobreviventes, enquanto o arrastão Robin M Lee tem a bordo o último sobrevivente, e deverá passar a noite no local do naufrágio, já que ainda não foram encontrados todos os tripulantes do navio.

Todos os sobreviventes se encontram de boa saúde, tendo sido registados apenas ferimentos ligeiros, e o hospital King Edward VII Memorial está pronto para receber os sobreviventes para avaliação médica.

JN/Agências