Justiça

Roubaram idoso e obrigaram-no a entregar milhares de euros no dia seguinte

Suspeito foi detido pela PJ do Centro Arquivo Global Imagens

Um homem de 45 anos foi detido por suspeita dos crimes de roubo qualificado, extorsão qualificada, abuso de cartão de garantia e detenção de arma proibida. Os crimes ocorreram a 6 de dezembro de 2023, na Figueira da Foz e Coimbra, sobre um idoso de 76 anos.

O detido e um cúmplice, munidos de uma arma de fogo, invadiram a casa de um homem de 76 anos na Figueira da Foz. Apropriaram-se de vários objetos e cartões bancários, exigindo-lhe ainda que lhes entregasse vários milhares de euros no dia seguinte. Temendo pela própria vida, a vítima cedeu e, no dia seguinte, foi a Coimbra dar-lhes o dinheiro.

Após algum distanciamento, o idoso acabou por ganhar coragem e denunciar o caso à Polícia Judiciária. As investigações, conduzidas pela Diretoria do Centro, acabaram por culminar, no dia de ontem, quarta-feira, com a detenção do principal autor e mentor deste esquema criminoso. 

O detido vai ser apresentado às autoridades judiciárias para primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação.

Tiago Rodrigues Alves