Nacional

Dia quente com risco muito elevado de exposição à radiação UV

Com risco muito elevado, o IPMA aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protetor solar e que se evite a exposição das crianças ao sol Rui Oliveira/Global Imagens

Todos os distritos de Portugal continental, com exceção de Viana do Castelo, e o arquipélago da Madeira vão estar esta quinta-feira em risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV).

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o distrito de Viana do Castelo está em risco elevado de exposição à radiação UV.

Na sexta-feira, o risco vai manter-se muito elevado no continente e no arquipélago da Madeira.

Para o arquipélago dos Açores, o IPMA prevê níveis muito elevados para a ilha de São Miguel, elevados para o Faial e Flores e moderado para a Terceira.

A escala de radiação ultravioleta tem cinco níveis, entre risco extremo e baixo.

Para as regiões em risco extremo, o IPMA recomenda que se evite o mais possível a exposição ao sol.

No que diz respeito a regiões com risco muito elevado, o IPMA aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protetor solar e que se evite a exposição das crianças ao sol.

O IPMA recomenda para as regiões com risco elevado o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt e protetor solar.

JN/Agências