Seleção espanhola foi superior aos portugueses (35-31) e revalidou o título europeu conquistado há dois anos.
A Espanha sagrou-se este domingo, pela quarta vez, campeã da Europa de sub-20 em andebol, ao vencer Portugal, por números claros (35-31), na final realizada ontem em Celje. Tal como na decisão do Europeu de há dois anos, realizado em Gaia e em Matosinhos, os espanhóis levaram a melhor sobre a seleção das quinas, revalidando o título, desta vez sem deixar margem para dúvidas.
A equipa portuguesa tinha ganho a “nuestros hermanos” durante a fase de grupos deste Europeu (38-37), mas o reencontro foi bem diferente. A superioridade espanhola ficou patente quase desde o início e, ao intervalo, à custa de uma maior intensidade defensiva, que lhe permitiu sair várias vezes em contra-ataque, a equipa do país vizinho já ganhava por sete golos de diferença (20-13). O guarda-redes Álvaro Méndez também fez a diferença, ao travar uma série de remates dos portugueses (chegou ao intervalo com notáveis 32% de eficácia entre os postes), marcando ainda dois golos de baliza a baliza.
Portugal reagiu no segundo tempo, à boleia da excelente exibição do lateral Miguel Oliveira (11 golos em 15 remates), mas já era tarde para reequilibrar a partida. A seleção lusa ainda conseguiu reduzir a diferença, esteve várias vezes a cinco golos, mas, sempre que precisaram, os espanhóis mostraram a qualidade que também têm no ataque. Nos minutos finais, com jogo resolvido, os portugueses ficaram mais perto no marcador, cujo resultado final, por quatro golos de diferença, talvez não espelhe o que se passou em campo.
Com esta derrota, Portugal fica pela terceira vez no segundo lugar de de um Europeu de sub-20, tal como tinha acontecido em 2010 e 2022. Nas últimas três edições da prova, a seleção das quinas atingiu sempre as meias-finais, tendo ficado no quarto lugar em 2018 (em 2020 o torneio não se realizou devido à pandemia).