Vila Real de Santo António

Preço da água sobe 16% em Vila Real de Santo António

O acordo entre a Câmara e a empresa gestora tem efeitos este ano. Direitos Reservados

Empresa gestora queria aumentar 50%. Acordo evita pagamento de quatro milhões de indemnização.

O preço da água vai subir, este ano, 16% em Vila Real de Santo António. A revisão fará com que o custo acrescido seja de oito cêntimos por metro cúbico, garante a Câmara local, dando conta que este aumento poderia ser muito pior, já que a empresa gestora pretendia uma subida nas tarifas de 50%. 

O acordo entre o Município e a empresa Águas de Vila Real de Santo António  para a revisão da tarifa de abastecimento de água foi alcançado este mês. Em termos contratuais, “a tarifa deveria ter sido atualizada anualmente desde 2020 e seria, agora, cerca de 50% mais cara. Não sendo possível à empresa continuar a manter o tarifário sem, pelo menos, incorporar a inflação, a empresa chegou a este acordo”, explicou, em comunicado, aquela autarquia. 

O presidente de Vila Real de Santo António, Álvaro Araújo, indica que a revisão resulta num custo acrescido da água no concelho de oito cêntimos por metro cúbico. “Este valor não será significativo para quem tem consumos normais”, declara o autarca. “Caso não se tivesse chegado a este acordo, a falta de atualização das tarifas ao longo dos anos teria levado a um aumento de cerca de 50% em 2024. Além disso, haveria um montante superior a quatro milhões de euros em indemnizações compensatórias pelo incumprimento contratual”.

Contrato é de 2020

O contrato entre a Câmara e a a empresa Águas de Vila Real de Santo António  teve origem numa decisão do anterior Executivo, em 2016, que foi operacionalizada a partir de 2020. 

O contrato previa, além do valor da retribuição ao Município, regras para a atualização extraordinária do preço da água e dos restantes serviços nos primeiros sete anos, incluindo as taxas de saneamento, valores que, ao serem aplicados integralmente, iriam onerar os munícipes de forma incomportável.

Ao longo dos anos, a empresa tem investido na otimização da gestão hídrica e na poupança de água, criando zonas de medição e controlo de caudal e pressão, campanhas de deteção de perdas, substituição de contadores, instalação de contadores em jardins municipais e manutenção de marcos de incêndio.

Redação