Mundo

Criança encontrada morta e congelada numa banheira em França. Pai, tio e avó detidos

O crime, que está a chocar o país, aconteceu em Perpignan, sul de França Raymond Roig / AFP

Um rapaz de seis anos foi encontrado morto numa banheira, na quinta-feira, na cidade francesa de Perpignan, na região dos Pirinéus Orientais. O corpo estava parcialmente congelado. Pai, tio e avó foram detidos pela Polícia.

As autoridades francesas encontraram o corpo da criança na banheira de um apartamento no bairro de Bas Vernet. O cadáver apresentava marcas de hematomas e estava parcialmente congelado, uma vez que havia sido colocado num pequeno congelador encontrado em casa. 

De acordo com o "Le Parisien", que avançou a notícia que está a chocar o país, foi um funcionário da funerária da cidade quem deu o alerta à Polícia, depois de ter sido questionado pelo pai do menino, por chamada telefónica, sobre a possibilidade de repatriar o corpo da criança para a Argélia, apesar da ausência de certidão de óbito.

Não muito longe do corpo do filho, o pai, Salim B., de 28 anos, foi descoberto pela Polícia, deitado semi-inconsciente, com um cabo à volta enrolado do pescoço. Primeiro hospitalizado, foi depois detido, juntamente com o irmão, Cherif B., de 33 anos. Segundo o diário "L'Indépendant", Salim não seria o pai biológico da criança, mas terá assumido a paternidade após o seu nascimento.

Paralelamente, as irmãs mais novas da vítima, de dois e três anos, foram hospitalizadas vítimas de maus-tratos. As duas meninas apresentavam "sinais de traumas múltiplos", incluindo dentes partidos, disse, na quinta-feira, o procurador do Ministério Público de Perpignan,  Jean-David Cavaillé, adiantando que os dois irmãos detidos já tinham sido ambos condenados por violência doméstica (no caso de Salim, contra a mãe das vítimas, diagnosticada com problemas psicológicos).

Inicialmente ouvida como testemunha, a mãe dos dois suspeitos, avó das vítimas, foi, de acordo com a estação francesa BFMTV, também presa no âmbito da investigação.

Em causa estão crimes de homicídio, tentativa de homicídio, violência contra menores, sequestro e ocultação de cadáver. 

Redação