Cultura

Vila Flor celebra maioridade com Prokofiev e Pedro Mafama

Gabriel Prokofiev vai dirigir um concerto a partir do seu repertório Direitos reservados

Um espetáculo de dança e dois concertos no fim de semana para assinalar os 18 anos sala de espetáculos vimaranense.

As celebrações do aniversário do Centro Cultural Vila Flor (CCVF) arrancam esta sexta-feira com a apresentação da peça da dupla de coreógrafos portugueses Jonas & Lander, “Cascas d’Ovo”, e prossegue no fim de semana com dois concertos. No sábado a Orquestra de Guimarães junta-se a Gabriel Prokofiev e a Mr Switch e no domingo, ao final da tarde, os jardins ficam por conta da música de Pedro Mafama, neste caso com entradas gratuitas.

Apesar de já terem apresentado vários trabalhos, em Guimarães - em junho passado fizeram sucesso com o espetáculo “Bate Fado” -, Jonas & Lander nunca mostraram ao público vimaranense a sua primeira criação conjunta, “Cascas d’Ovo” (2013). Eis agora, nos 18 anos do CCVF, a oportunidade de apresentarem uma peça que explora a possibilidade de uma nova dimensão de diálogo, onde se repensam as relações sociais e as suas formas de expressão.

No sábado, Gabriel Prokofiev (neto de Sergei Prokofiev) dirige um concerto a partir do seu repertório, onde cruza a linguagem clássica com a eletrónica, “turntablism” e outras estéticas. O compositor tem um grande conjunto de obras orquestrais e de câmara e compôs sete concertos (três com “turntablism”), bem como várias obras eletrónicas, muitas vezes combinando sintetizadores e “samples” com instrumentação clássica.

No domingo, a festa de aniversário faz-se no jardim do CCVF porque “bailar assim sabe tão bem”, como diz a letra de uma das canções de Pedro Mafama. O cantor traz a Guimarães o seu novo álbum, “Estava no abismo mas dei um passo em frente”, para pôr toda a gente a dançar “até ao pôr do sol”.

Rui Dias