Melgaço

Atleta morre durante prova do Campeonato Nacional de Trail em Melgaço

Miguel Pereira/Global Imagens/Arquivo

Um atleta de 58 anos morreu enquanto participava, este sábado, numa prova a contar para o Campeonato Nacional de Trail, que está a decorrer em Melgaço, com a participação de “cerca de 900 atletas”.

Segundo comunicado conjunto divulgado pela Federação Portuguesa de Atletismo, Associação de Trail Running de Portugal e pelo município de Melgaço, “o atleta sentiu-se mal durante a competição”, e acabou por falecer no local. 

Foi “imediatamente assistido pela equipa médica. No entanto, apesar de todos os esforços, não foi possível reverter a sua condição, o que lamentamos profundamente”, indica o mesmo comunicado, onde as entidades envolvidas na organização expressam "condolências à família enlutada e amigos do atleta”. 

O corpo do atleta de 58 anos, com residência em Sintra, foi removido pela SIV de Melgaço, num primeiro momento, para o serviço de urgência básico de Monção.

De acordo com informação adiantada pelo Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo, a ocorrência foi registada durante o percurso da prova na freguesia de Roussas.

Citado pela agência Lusa, o presidente da Associação de Trail Running de Portugal (ATRP), Rui Pinho, contou que o atleta "foi prontamente assistido porque foi numa zona onde tinha meios de socorro perto”.

“Estava aparentemente em paragem cardiorrespiratória, foram tentadas manobras de reanimação, mas não foi possível reverter o seu estado", descreveu, informando que o participante “era atleta federado, tinha seguro e o exame médico-desportivo em dia e era habitual praticante desta modalidade”.

"Tinha `ranking´ suficiente para ir à prova do Campeonato Nacional e era um atleta experimentado", acrescentou ainda Rui Pinho, adiantando que o participante foi encontrado por um bombeiro, que integrava as equipas que acompanham de mota os participantes durante a prova.

"Era um dos atletas da parte de trás do pelotão e já havia poucos atletas nos trilhos quando foi encontrado já numa altura em que a prova se encontrava no final”, comentou ainda.

Em causa está a Melgaço Alvarinho Trail (MAT) que, segundo informação divulgada pela organização na sua página oficial de Facebook, decorre até este domingo com a participação de “cerca de 900 atletas” oriundos de vários pontos do país e da vizinha Espanha.

O evento que inclui provas de trail Ultra, Longo e Curto, e ainda caminhada, e prosseguirá durante a manhã, até à hora de almoço pelos trilhos de Melgaço, com entrega de prémios prevista para a tarde.

Ana Peixoto Fernandes