Justiça

"Carteirista da cicatriz" fez 15 furtos e lucrou 50 mil euros

PSP tem uma equipa destacada para combater os carteiristas no centro histórico de Lisboa Gonçalo Villaverde / Global Imagens / Arquivo

Um homem de 44 anos foi detido na segunda-feira pela PSP por suspeitas de ter efetuado 15 furtos em bancos, hotéis, restaurantes e pastelarias, em Lisboa. A investigação começou em novembro do ano passado quando os polícias se aperceberam que o suspeito, velho conhecido das autoridades, havia regressado aos furtos.

Segundo a PSP, o homem, que possui uma cicatriz na zona do pescoço, aproveitava-se da sua condição física débil para mais facilmente aceder ao interior dos estabelecimentos e apoderar-se "astuciosamente" dos pertences alheios. Tem já um vasto currículo por crimes de igual natureza e foi, inclusive, condenado em 2015 a 11 anos de prisão, tendo-lhe sida concedida a liberdade condicional até 2025.

"[O homem] agia de maneira concertada, deambulando pela cidade de Lisboa, preferencialmente em zonas com mais comércio, hotéis e agências bancárias, para assim entrar nos respetivos estabelecimentos, selecionar as suas vítimas e apoderar-se do que conseguia à sua passagem", informou esta quinta-feira o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, em comunicado.

O suspeito veio a ser detetado, seguido e posteriomente detido, pela brigada de Investigação Criminal da PSP especialmente criada e especializada para fenómenos itinerantes, na estação ferroviária do Oriente após o furto de um tablet de um estabelecimento, que foi recuperado e devolvido ao seu proprietário.

De acordo com a PSP, com os furtos o homem obteve um lucro superior a 50 mil euros, entre novembro do ano passado e março.

O detido foi apresentado perante o juiz de instrução criminal para ser ouvido em primeiro interrogatório judicial e ficou a aguardar julgamento em prisão preventiva.

César Castro