Justiça

Pai de bebé que morreu arrisca pena de prisão até 10 anos

Bebé morreu no campus da Universidade Nova, no Monte da Caparica

Uma bebé com um ano de idade morreu, terça-feira à tarde, dentro de um carro estacionado no campus da Faculdade de Ciências e Tecnologias, no Monte da Caparica, em Almada. Ao que tudo indica, o pai da criança ter-se-á esquecido de a deixar na creche e foi trabalhar, ficando a filha trancada no carro.

De que pode vir a ser acusado o pai da menina?

Segundo o Código Penal, este caso poderá configurar duas tipologias de crimes: homicídio por negligência ou exposição ou abandono. No primeiro caso, incorre numa pena máxima de cinco anos; no segundo, numa pena de prisão até 10 anos.

O que é homicídio por negligência?

Ocorre sempre que uma conduta diverge da que era objetivamente devida numa situação de perigo para a vida humana, por forma a evitar a violação deste bem – a vida humana – que, por causa daquela divergência, vem a ser efetivamente lesado. Ou seja, atuou de maneira contrária à que devia, tendo essa ação resultado numa morte. A pena máxima é de três anos.

O que é o crime de exposição ou abandono e qual a sua punição?

Segundo o Código Penal, quem colocar em perigo a vida de outra pessoa “expondo-a em lugar que a sujeite a uma situação de que ela, só por si, não possa defender-se; ou abandonando-a sem defesa, sempre que ao agente coubesse o dever de a guardar, vigiar ou assistir é punido com pena de prisão de um a cinco anos".

Há agravantes para este crimes?

Sim, em ambos os casos. Se houver negligência grosseira, a punição pode ir até aos cinco anos. Já se a exposição ou abandono for praticada por ascendente ou descente, adotante ou adotado da vítima, o agente é punido com pena de prisão de dois a cinco a anos. Por fim, se da exposição ou abandono resultar ofensa à integridade física grave, o agente é punido com pena de prisão até dois a oito anos; se resultar em morte, a pena de prisão será de três a dez anos.

Tiago Rodrigues Alves