Justiça

Regresso às aulas 2023: o que aconselha a GNR?

Arquivo / Global Imagens

Entre esta terça e a próxima sexta-feira, a Guarda Nacional Republicana (GNR) vai visitar cinco mil estabelecimentos escolares para realizar ações de sensibilização, assinalando o início do novo ano letivo. As visitas fazem parte de um conjunto de projetos que a GNR tem preparado, para executar ao longo do ano letivo.

Qual o objetivo?

O objetivo é transmitir a alunos, pais e professores “conselhos de segurança”, para que o regresso às aulas “se inicie com a tranquilidade esperada por todos”, diz a GNR. O foco estará na segurança na rua, em casa, na estrada e na Internet.

O que será feito em concreto?

Os elementos da GNR responsáveis pelo Programa Escola Segura vão visitar cinco mil estabelecimentos de ensino, onde partilharão os seus contactos com os alunos, “para uma maior proximidade e sentimento de segurança desta comunidade”. Ao JN, o Capitão João Lourenço, da Divisão de Comunicação e Relações Públicas da GNR, explicou que, ao longo do ano letivo, também será levado a cabo “um conjunto de ações específicas para cada temática, como o tráfico de estupefacientes e posse de armas”.

O aconselha a GNR aos alunos?

Quais os cuidados a ter na Internet?

Que papel têm os pais?

Tânia Soares