Santa Maria da Feira

Câmara da Feira quer interface à Linha de Alta Velocidade em São Paio de Oleiros

Emídio Sousa, presidente da Camara de Santa Maria da Feira Rui Oliveira/Global Imagens

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira defende a criação de uma interface no concelho com ligação à futura Linha de Alta Velocidade, tendo a Linha do Vouga como acesso à mesma.

A proposta da Câmara Municipal foi dada a conhecer pelo presidente da Câmara Municipal, Emídio Sousa, na última reunião do Executivo, realizada na segunda-feira e mereceu a concordância unânime de toda a vereação. 

Ao JN, o autarca explica que o projeto de execução do futuro traçado da Linha de Alta Velocidade terá que ter o acordo do município, pelo que aproveitará esta ocasião para defender a construção da referida interface.

Emídio Sousa considera ser oportuna esta ligação entre a Linha do Vouga e a Linha de Alta Velocidade, tendo em conta um ponto de “interceção”, previsto no traçado, para a zona da freguesia de São Paio de Oleiros. “Vamos defender que seja construída esta interface, prevendo que a futura Linha possa receber também outros comboios, que não apenas de alta velocidade”.

“Esta interceção [com a respetiva interface] poderá servir cerca de meio milhão de habitantes a sul do Porto e a norte do distrito de Aveiro”, justificou.

A Câmara Municipal da Feira tinha já assumido publicamente a sua oposição à designada solução A, que viria, contudo, a ser aprovada.

Emídio Sousa afirma que o traçado aprovado teve, entretanto, uma ligeira alteração que desloca a Linha “um pouco para poente”, afetando menos habitações, mas sem ser a solução defendida na integra pela autarquia.

O autarca lembrou que o traçado poderia colocar em causa investimentos de milhões de euros previstos para a zona industrial do Lusopark.

Salomão Rodrigues