Pessoas

Amigas e rivais: Georgina Rodríguez e Erika Choperena reencontram-se no Euro

Georgina Rodríguez, de 30 anos, é mulher de Ronaldo. Erika Choperena, de 34, é companheira de Griezmann Foto: AFP

Antigas vizinhas em Madrid, as mulheres do português Cristiano Ronaldo e do francês Antoine Griezmann estarão esta sexta-feira em campos opostos, cada uma a torcer pela seleção dos seus homens.

O Volksparkstadion, em Hamburgo, na Alemanha, é hoje palco do Portugal-França, partida dos quartos de final do Euro 2024. O jogo vai marcar o reencontro de Georgina Rodríguez e Erika Choperena, as mulheres dos rivais Cristiano Ronaldo e Antoine Griezmann, que são amigas desde os tempos em Madrid – mas que vão torcer, naturalmente, por seleções distintas.

A amizade já tem vários anos e nasceu quando foram vizinhas na urbanização La Finca, na capital espanhola, e partilharam o mesmo instrutor de ioga, além de levarem os filhos ao mesmo colégio. 

Mesmo quando se mudou para Turim, Itália, quando CR7 jogou na Juventus, Georgina manteve a ligação, matando saudades sempre que regressava a Madrid. Nas redes sociais, a interação é constante, com cada uma a reagir às publicações da outra.

Uma é argentina e a outra espanhola

Na Alemanha, a empresária e a psicóloga infantil voltam a estar em lados opostos, o que já acontecia quando Ronaldo estava no Real Madrid e jogava contra o Atlético Madrid de Griezmann,. Apesar de torcerem por equipas adversárias, a relação que as une nunca se deixou beliscar. 

Curiosamente, nenhuma das duas comunga das nacionalidades em jogo: Georgina Rodríguez, de 30 anos, nasceu na Argentina, e Erika, de 34 anos, é natural do País Basco. Também curioso é este facto: o francês Griezmann é filho de uma lusodescendente de Paços de Ferreira.

Dedicadas aos filhos

Tal como Georgina, que tem como prioridade os filhos Alana Martina, de seis anos, Eva e Mateo, de sete, Bella Esmeralda, de dois, e Cristianinho, de 14 anos, Erika é também uma mãe dedicada – tem três filhos: Mia, de oito anos, Amaro, de cinco, e Alba, de três anos, todos nascidos a 8 de abril.

Além disso, são o pilar da estabilidade dos seus futebolistas, que hoje se defrontam em mais um “mata-mata” rumo à final europeia. 

Sara Oliveira