O Renault Clio 500 mil já rola em estradas portuguesas. Um número redondo, aproveitado pela marca francesa para apresentar a Fase II da quinta série de um dos seus mais emblemáticos modelos. Vale isto por dizer que, desde o seu lançamento, em 1990, todos os dias foram vendidos no nosso país mais de 40 unidades do Clio.
Chega agora ao mercado numa gama simplificada, que contempla três níveis de equipamento - Evolution, Techno e esprit Alpine - e quatro motorizações - 1.5 dCi 100, TCe 90, Tce 100 GPL e o E-Tech full hybrid 145, com preços a arrancar nos 19.400 euros e indo até aos 28 200 euros.
Numa ligação entre a Maia e Amares e regresso, num percurso com alguma auto-estrada e muitas curvas, repartida por um dCi, de um E-Tech e da versão a GPL, teremos de destacar o bom comportamento e o conforto que sempre esteve no ADN da marca.
Gostamos particularmente das versões híbrida, que permite rolar longos períodos em modo 100% elétrico e dispõem de uma potência bem vinda quando se trata de enfrentar percursos mais longos, e a GPL, que mantém a suavidade do motor a gasolina com a autonomia proporcionados pelos dois depósitos de combustível (gasolina e GPL)
Nesta última motorização, saliente-se que, apesar do aumento do consumo quando o motor está a funcionar a GPL, a economia é real, pois o litro de GPL está abaixo dos 0,98€/la, havendo mesmo postos, na zona do Porto, em que não chega aos 0,80€.
Novidades
No exterior do novo Clio destacam-se o logótipo, a assinatura luminosa, que foi completamente renovada e as linhas são mais esguias. Continua facilmente identificável mas também se notam as diferenças em relação ao modelo que substitui.
A tecnologia foi atualizada e todas as versões estão equipadas com um painel de instrumentos digital. Os materiais, mais sustentáveis, aumentaram de qualidade e dão um aspeto mais “Premium” ao Clio.
A versão de entrada Evolution , além da frente redesenhada, do novo logótipo Nouvel'R em cromado acetinado escovado no centro da grelha e dos faróis traseiros modernizados com cobertura cristalina (agora disponíveis em todas as versões), permite a opção pelos novos faróis full-LED em semi-diamante vertical com até cinco módulos de feixe. O pára-choques traseiro também foi revisto e a base desta versão é agora em preto mate.
Tem um sistema multimédia Easy Link de 7 polegadas sem navegação, painel de instrumentos digital de 7 polegadas com rádio R&GO, ar condicionado manual, vidros elétricos sequenciais à frente, vidros elétricos atrás e replicação de smartphone sem fios.
No que à segurança diz respeito, esta versão dispõe de Assistência à manutenção na faixa de rodagem, travagem de emergência ativa, sensores de luz e chuva, controlo adaptativo da velocidade de cruzeiro, alerta de velocidade (com base no reconhecimento de sinais de trânsito), assistência ao estacionamento traseiro e aviso de afastamento da faixa de rodagem.
A versão Techno é enriquecida com estofos em tecido com 60% de origem biológica, ar condicionado automático, cartão mãos-livres, banco do passageiro regulável em altura, sistema Multi-sense carregador de smartphone por indução, entre outros.
No topo da gama a Esprit Alpine está equipada com bancos com a marca Esprit Alpine, atmosfera interior Esprit Alpine, espelho retrovisor electrocromático sem moldura, sistema multimédia Easy Link de 9,3 polegadas com navegação e painel de instrumentos digital de 10 polegadas.
Dispõe, ainda, de regulação automática dos máximos e médios, assistência ao estacionamento dianteiro e traseiro com câmara traseira, assistência ativa ao condutor, Cruise Control Adaptativo e alerta de ângulo morto.
Números
Para perceber o presente, uma olhadela ao passado do Clio, que veio substituir o R5, outro ícone do construtor francês. Foi em Portugal, e em 12 anos, o automóvel mais vendido em termos absolutos, seis deles consecutivos: 1999, 2002, 2003, 2008, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019 e 2020.
Em 25 anos esteve no pódio dos mais vendidos e, em mais de três décadas, só em 2005, não esteve no top 5 absoluto de vendas.
Contabilizadas as vendas até ao dia 4 de dezembro de 2023, o Clio I, comercializado entre setembro de 1990 e março de 1998, permanece como a geração mais vendida, com um total de 172.258 unidades comercializadas: 139.124 das versões de passageiros e 33.134 como comercial de dois lugares, tão popular na década de 90 e no início do milénio.
Entre abril de 1998 e setembro de 2005, o Clio II vendeu em Portugal 163.016 unidades: 112.471 como automóvel de passageiros e 50.545 como comercial ligeiro.
Da versão seguinte, comercializada entre outubro de 2005 e novembro de 2012, foram vendidas 65.107 unidades enquanto o Clio IV vendeu 79.263 unidades vendidas no país, entre novembro de 2012 e novembro de 2019.
Desde setembro de 2019 e até 4 de dezembro de 2023, já foram comercializadas 23.108 unidades do Clio V e, hoje, a versão híbrida já é responsável por 14% das vendas do modelo.