Uma portuguesa de 38 anos, o marido, de nacionalidade brasileira, e o filho, de cerca de ano e meio morreram atropelados, no sábado, em São Francisco, EUA. O filho mais novo do casal, um bebé de dois meses sobreviveu ao acidente e está internado em estado crítico no hospital.
A tragédia aconteceu quando a família estava numa paragem de autocarro, na rua Ulloa, na zona de West Portal. Um carro despistou-se, embateu contra o local e matou os três membros da família, causando ainda mais dois feridos, entre eles o bebé.
Matilde Moncada Ramos Pinto, portuguesa de 38 anos, foi levada para o hospital, onde acabou por não resistir aos ferimentos. O marido, Diego Cardoso de Oliveira, brasileiro de 40 anos, e o filho Joaquim Ramos Pinto de Oliveira, morreram no local do acidente, informaram os meios de comunicação social norte-americanos. O bebé de dois meses foi socorrido e levado para o hospital, onde se encontra em estado crítico.
A condutora do veículo que se despistou, de 78 anos, foi detida por suspeita de homicídio negligente e diversos crimes rodoviários, como condução imprudente e excesso de velocidade.
O casal, que vivia em São Francisco, estaria a celebrar o aniversário de casamento, tendo planeado uma visita ao jardim zoológico da cidade.
O local do acidente foi transformado num memorial, onde têm sido depositadas flores, velas e peluches.
A portuguesa trabalhava como produtora de cinema, enquanto Diego Oliveira era diretor criativo na Apple.
A presidente da Câmara de São Francisco, London Breed, escreveu ainda no sábado, no Twitter, sobre a "tristeza profunda" sentida por toda a comunidade com a tragédia.