Desporto

FIFA pode aplicar castigo de 15 anos a Luis Rubiales

Luis Rubiales Eidan RUBIO / RFEF / AFP

O presidente da federação espanhola de futebol, Luis Rubiales, pode vir a ser supenso por um período de 15 anos pela FIFA, que o afastou recentemente por um período de 90 dias devido ao episódio do beijo na boca à jogadora Jennifer Hermoso.

De acordo com o jornal britânico “Daily Mail”, Luis Rubiales arrisca ser afastado do futebol por um período de 15 anos. A FIFA pondera a sanção pesada na sequência de uma comunicação da federação espanhola à UEFA, assinada pelo secretário geral Andreu Camps, em que denunciava “ingerência do Governo” no caso do beijo na boca a Jennifer Hermoso, o que poderia resultar no afastamento de clubes e da seleção de competições internacionais.

No entanto, os presidentes das federações regionais espanholas demarcaram-se da comunicação e pediram a Pedro Rocha, presidente interino do organismo que tutela o futebol espanhol, que anule o polémico documento. Isso permitirá à FIFA aplicar um castigo a Rubiales que pode ir até aos 15 anos, não sendo de descartar que se decidida pelo período máximo de suspensão dada a atuação do dirigente no caso.

A federação espanhola pede a Luis Rubiales que se demita, lembrando os “danos causados à imagem futebol espanhol por um comportamento inaceitável”, quando beijou na boca a futebolista Jennifer Hermoso após a final do Mundial feminino de futebol.

Rui Almeida Santos