A Semana Europeia da Energia Sustentável vai realizar-se em junho de 2024, em Bruxelas, centrada nas "Soluções de energia zero para uma Europa competitiva".
A18.ª edição da Semana Europeia da Energia Sustentável (EUSEW, na sigla em inglês) vai realizar-se de 11 a 13 de junho de 2024, em Bruxelas, também com transmissão online.
Trata-se do maior encontro anual europeu centrado nas energias renováveis e na utilização eficiente da energia e no programa consta uma conferência política de alto nível, a entrega de prémios de energia sustentável, o Dia Europeu da Energia para Jovens e uma Feira da Energia para potenciar novos contactos, foi anunciado esta sexta-feira.
Os organizadores apelam desde já a especialistas, peritos da indústria e inovadores para apresentarem propostas de debate para a conferência, até 19 de janeiro de 2024, contribuindo com os seus conhecimentos e experiência para o debate sobre energia sustentável.
Até 1 de fevereiro, decorrem também as candidaturas para os Prémios EUSEW, que distinguem pessoas e projetos excecionais pela sua inovação e esforços no domínio da eficiência energética e das energias renováveis, nas categorias de Inovação, Ação Energética Local e Mulher na Energia. Este ano, entre os projetos vencedores, um teve assinatura portuguesa: o Parque Solar Flutuante do Alqueva foi reconhecido pela Comissão Europeia por reunir energia solar, energia hidroelétrica e o armazenamento em baterias numa tecnologia inovadora para reduzir as emissões e proteger a natureza em simultâneo.
Os organizadores salientam que a Conferência Política a decorrer no âmbito da EUSEW não é “apenas uma série de sessões informativas” mas evoluiu para "uma convergência de mentes conscientes em matéria de energia, um espaço para a criação de redes e colaboração que ultrapassa as fronteiras geográficas".