Brand Story

Ano letivo arranca com grandes novidades no IPCA

Novas instalações da Escola Superior de Design e reforço na oferta educativa. É desta forma que o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, instituição pública de ensino superior sedeada em Barcelos, dá as boas-vindas ao ano letivo 2023/2024.

No próximo ano letivo, a Escola Superior de Design (ESD) vai ter novas instalações na agora restaurada e renovada escola primária Gonçalo Pereira, no centro da cidade de Barcelos. Com esta mudança, o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) – que já tem polos em Braga, Guimarães, Esposende, Famalicão e Vila Verde – pretende reforçar a sua relação de proximidade com a sociedade civil, abrindo as portas ao público em geral com iniciativas, tais como, formações e cursos.

Já para este ano letivo, são 47 os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP) que o IPCA disponibiliza. A oferta formativa da instituição é bastante diversa, estendendo-se às áreas da gestão, tecnologia, design, deporto, hotelaria e turismo.

Os cursos TeSP têm a duração de dois anos, com o último semestre em formato de estágio curricular integrado em empresa. As novidades para o próximo ano letivo neste nível de ensino são os cursos de Design de Jogos Digitais, Inovação Tecnológica para a Gestão no Setor Social, Gestão e Manutenção de Infraestruturas, Industrialização e Qualidade Alimentar, Preparação e Fabrico de Estruturas Modulares, Turismo do Desporto e Atividades Náuticas e Exercício Físico, Saúde e Bem-Estar. As candidaturas aos cursos TeSP estão a decorrer até 30 de agosto em ipca.pt.

Vasta oferta de mestrados

Além da aposta estratégica a nível de TeSP, o IPCA viu aprovados mais dois cursos de mestrado profissional, no âmbito do PRR: Gestão Digital para Serviços Públicos e Cibersegurança Aplicada. Estes mestrados são direcionados para vertentes empresariais e industriais e visam a requalificação ou aquisição de novas competências por parte de profissionais integrados no mercado de trabalho e/ou com experiência profissional de cinco anos.

Os novos cursos juntam-se aos já existentes cursos de Modelação 3D e Fabrico Aditivo, Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento, Tecnologias de Apoio à Educação STEAM, Gestão das Operações, Gestão Fiscal e Gestão para Executivos.

Se planeia fazer um mestrado, ou mestrado profissional, saiba que o IPCA tem ainda um vasto leque de mestrados. São eles:

As candidaturas aos cursos de mestrado e mestrados profissionais decorrem até ao dia 15 de setembro em ipca.pt, exceto para os mestrados da APNOR, cujo prazo de inscrições termina a 31 de agosto.

Já para este ano letivo, são 47 os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP) que o IPCA disponibiliza

Contacto próximo com empresas

A parceria com empresas é prática comum em todas as áreas do IPCA. Um dos melhores exemplos desta proximidade é o TeSP em Tecnologia e Inovação Informática, um curso lecionado com a Deloitte. A empresa financia os custos académicos dos alunos, nomeadamente as propinas e taxas de matrícula. Além disso, a empresa atribui, a todos os estudantes, uma bolsa de 400 euros mensais no primeiro semestre do primeiro ano e uma bolsa de 500 euros mensais no segundo semestre do primeiro ano. No segundo ano, o apoio financeiro depende do mérito escolar.

O CTeSP de Industrialização e Fabrico Inteligente é outro caso em que a parceria entre a academia e as empresas, neste caso a Bosch, foi um sucesso. Trata-se de um curso de upskilling e reskilling de desenvolvimento profissional destinado a quem quer aprender novas competências nas áreas de Tecnologia Industrial. Inclui uma bolsa de estágio no valor de três mil euros por ano letivo oferecida pela Bosch.

Com todo o conhecimento prático transmitido, a par da investigação desenvolvida e da estratégia de proximidade com a população, o empenho diário do IPCA reflete-se, ano após ano, no crescimento das empresas, da região e do país.

O IPCA tem um corpo docente altamente qualificado em todos os níveis de ensino, com cerca de 80% de docentes doutorados e mais de 100 investigadores – entre investigadores, bolseiros de investigação e estudantes de doutoramento. A instituição conta ainda com a colaboração de um número significativo de quadros superiores especializados das várias empresas da região a lecionar nos seus cursos, nomeadamente nos CTeSP.

Uma das maiores apostas do IPCA é, portanto, na relação com o mercado de trabalho. Ao oferecer formações em parceria com o tecido empresarial e industrial da região, a instituição gera capacitação, empregabilidade e desenvolvimento. Isso reflete-se no que acontece aos diplomados assim que terminam os estudos: a grande maioria encontra empregabilidade plena, especialmente na área da tecnologia. Cursos como as licenciaturas em Engenharia Informática Médica, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e Engenharia de Sistemas Informáticos ou o curso TeSP em Soldadura Avançada, por exemplo, têm elevada procura pelo mercado de trabalho.

Se planeia fazer um CTeSP, conheça a oferta do IPCA:

As candidaturas aos cursos técnicos superiores profissionais do IPCA decorrem até ao dia 30 de agosto em ipca.pt

No que diz respeito às licenciaturas, o IPCA oferece 16 cursos distribuídos por quatro das suas Escolas: Escola Superior de Gestão, Escola Superior de Tecnologia, Escola Superior de Design e Escola Superior Hotelaria e Turismo. Uma parte significativa das licenciaturas funciona em regime pós-laboral. O curso de Gestão Pública funciona em regime de ensino à distância.

Redação