Newsletters Jornal de Notícias

Somos todos ucranianos, diz Marcelo

Marcelo Rebelo de Sousa já tinha deixado claro que não estava na Ucrânia para uma visita relâmpago nem de circunstância. Depois de, quarta-feira, ter andado numa trincheira, o presidente da República cumpriu o segundo dia da sua estadia no país em guerra com a participação nas comemorações do 32.º aniversário da independência da Ucrânia. E fê-lo de forma a não deixar dúvidas do seu compromisso - e de Portugal, de quem é o mais alto dignitário, como frisou - com o "povo livre ucraniano". Optou por fazer um discurso curto mas supreendente por ter sido proferido na língua ucraniana, o que motivou muitos aplausos.

"Parabéns, Ucrânia! Portugal estará, e está, sempre com a vossa independência", disse Marcelo Rebelo de Sousa, em Kiev. O apoio português foi assegurado na luta contra a Rússia e o presidente foi inequívoco:  "Sem a vossa legítima defesa não haverá paz e segurança na Europa." E o futuro passará, disse Marcelo, por uma Ucrânia "na União Europeia e na NATO".

Em solo nacional, uma das notícias que o Jornal de Notícias teve em destaque ao longo do dia foi a nomeação de Mónica Martins para o comando das capitanias da Póvoa de Varzim e Vila do Conde. A capitã-de-fragata, de 46 anos, será assim  a primeira mulher em Portugal a liderar um porto de pesca. É mais um cargo pioneiro para a militar natural de Tomar: foi das primeiras mulheres a frequentar a Escola Naval e, em 2006, tornou-se na primeira mulher-piloto da Marinha portuguesa. Há cinco anos, foi a primeira comandante-piloto de um navio, o NRP Sines.

É uma conquista feminina que contrasta com a situação vivida em Espanha após o beijo forçado do presidente da federação de futebol à jogadora Jenni Hermoso, após a conquista do Mundial feminino pela seleção espanhola. Luís Rubiales ficou sob fogo cerrado pela atitude "machista" e admite agora deixar o cargo.

Noutra disputa ligada ao futebol, o Benfica recorre aos tribunais para exigir um milhão de euros ao criador do “Football Leaks” Rui Pinto, acusado de crimes informáticos contra o clube lisboeta, como conta o jornalista Alexandre Panda, numa peça em que explica os motivos que levam ao Pedido de Indemnização Cível.

A Índia anda literalmente na Lua. O país asiático fez história ao pousar uma sonda no polo sul da Lua, na quarta-feira, e o jornalista Augusto Correia desenvolve o tema que faz o Índia entrar no restrito clube de quatro países com missões bem-sucedidas ao satélite natural da Terra.

No site do Jornal de Notícias, a imagem é uma constante e nesta quinta-feira pode conhecer, em vídeo, o novo filme que estreia em Portugal. " A Conspiração do Cairo", realizado por Tarik Saleh, chega com o prémio de Melhor Argumento conquistado no Festival de Cannes e o crítico João Antunes faz a apresentação da obra.

No JN Direto, pode também assisitr à última rubrica em vídeo da nutricionista Ana Bravo. Desta vez o tema é como prevenir e tratar o inchaço abdominal provocado pelo SIBO (Supercrescimento Bacteriano). São dicas para uma vida saudável.

David Mandim