A Guardia Civil identificou os membros da tripulação de um barco que dispararam contra uma orca, numa zona próxima do Estreito de Gibraltar. A situação foi filmada e o vídeo tornou-se viral nas redes sociais.
A Guardia Civil começou a investigar a situação, após um vídeo que mostrava a tripulação de um barco a disparar tiros, ou a utilizar outros dispositivos explosivos contra uma orca, numa zona próxima do Estreito de Gibraltar, se tornar viral nas redes sociais.
As autoridades espanholas concluíram que a tripulação se deslocava para um porto na província de Almería, tendo desenvolvido um sistema de vigilância e de controlo das águas territoriais e dos portos nessa zona.
Através da operação, as autoridades localizaram a embarcação suspeita no porto de Almerimar (El Ejido) e procederam à identificação dos ocupantes. Procederam também à busca de pirotecnia, explosivos ou qualquer outro tipo de elementos que pudessem ter sido utilizados, mas não os encontraram.
A tripulação, que está a circum-navegar o mundo, mostrou total cooperação com as autoridades, fornecendo todo o tipo de documentação.
Foi iniciada uma investigação criminal, caso a situação possa constituir um crime ao abrigo do Código Penal, bem como uma infração administrativa por parte do capitão do barco e da pessoa que utilizou o engenho pirotécnico para afugentar as espécies protegidas.