Desporto

Queixa contra presidente da federação espanhola por beijo na boca a jogadora

Luis Rubiales durante a cerimónia de consagração da seleção espanhola como campeão do Mundo de futebol feminino FRANCK FIFE / AFP

Miguel Ángel Galán, diretor da escola de treinadores de futebol de Espanha (CENAFE), oficializou uma queixa junto do Conselho Superior do Desporto contra Luis Rubiales, presidente da federação espanhola, na sequência do beijo na boca dado à jogadora Jenni Hermoso após a final do Mundial feminino.

A queixa tem como objetivo sancionar Luis Rubiales pelo “ato sexista” de ter beijado na boca a futebolista Jenni Hermoso na cerimónia de consagração da seleção espanhola como nova campeã do mundo de futebol feminino.

"Este é um ato sexista intolerável. Portanto, cabe ao Conselho Superior do Desporto fazer chegar esta reclamação ao Tribunal Administrativo do Desporto para instaurar um processo de apuramento" dos factos, pode ler-se na denúncia feita pelo presidente do CENAFE, Miguel Ángel Galán.

O beijo na boca dado por Luis Rubiales a Jenni Hermoso correu o mundo e suscitou uma onda de protestos, que levou o dirigente a desculpar-se depois de, numa primeira instância, ter desvalorizado a situação.

“É um beijo de dois amigos a comemorar alguma coisa, não tenho paciência para palermices. Quando duas pessoas têm um gesto de carinho sem importância não podemos estar a ligar a idiotices”, disse, então, às rádios espanholas.

Jenni Hermoso, por seu turno, falou num “gesto mútuo totalmente espontâneo devido à imensa alegria de ganhar um Campeonato do Mundo”. “O presidente e eu temos uma ótima relação, o comportamento com todas as jogadoras tem sido excelente e foi um gesto natural de afeto e gratidão. Ganhámos um Mundial e não nos vamos desviar do que é importante”, comentou a atleta, citada pela agência de notícias “EFE”.

No último domingo, Espanha venceu o Campeonato do Mundo de futebol feminino pela primeira vez na sua história. Na final do torneio, que se disputou na Austrália e na Nova Zelândia, derrotou a Inglaterra por 1-0.

Rui Almeida Santos