Mundo

Descanso, comida e fogo de artifício: os cruzeiros de luxo para gatos em Singapura

Roslan RAHMAN / AFP

Os donos de gatos em Singapura podem agora levar os seus animais de estimação em viagens de cruzeiro luxuosas.

O operador do navio Royal Albatross introduziu as viagens para gatos este mês, depois de os cruzeiros para cães lançados em 2021 se terem tornado populares. Durante duas horas e meia, até 15 felinos e 130 passageiros humanos navegam ao longo da ilha turística de Sentosa, apreciando a vista do horizonte de Singapura e um curto espetáculo de fogo de artifício. 

"Acho que está a correr muito bem. Estão a aproveitar a vista e acho que a sensação de liberdade que possuem", disse Marissa Ng, uma profissional de recursos humanos de 28 anos, acompanhada pelas gatas Coco e Bobo, de cinco anos.

"Este é um bom momento para passar o dia em família, já que acabámos de receber Mahmud", disse Aziana Aziz, uma professora de 41 anos que navega com o filho, marido e o gato de quatro meses. "Ele está a gostar. Está curioso, a olhar em volta, por isso, sim, um gato feliz".

O navio já hospedou mais de dois mil cães desde 2021. Para os cruzeiros para gatos, já foram vendidos mais de 200 bilhetes, cada a um ao preço de 225 dólares de Singapura (equivalente a cerca de 152 euros).

Os cruzeiros para cães e gatos têm dias de navegação diferentes. Enquanto os caninos recebem um jantar de três pratos a bordo, os donos de gatos levam as refeições dos animais para casa, já que os gatos tendem a recusar comida quando estão fora da sua zona de conforto.

A empresa que administra os cruzeiros, a Tall Ship Adventures, consultou especialistas e organizações de bem-estar dos gatos, como a Sociedade para a Prevenção da Crueldade contra os Animais, para garantir uma experiência segura a bordo. As precauções incluem garantir que os gatos estejam sempre presos e amarrados com segurança. Também devem estar vacinados e esterilizados e ser transportados em transportadoras durante o embarque.

JN/Agências