Nacional

Combatentes vão ser homenageados no 10 de Junho

Homenagem aos combatentes Foto. Arquivo Global Imagens

Cerimónia irá decorrer no dia de Portugal junto ao Monumento aos Combatentes do Ultramar, em Lisboa.

Prestar homenagem a todos os combatentes e ex-combatentes que “honraram e defenderam o país no passado é o objetivo da cerimónia que irá decorrer na segunda-feira, feriado de 10 de Junho, em Lisboa.

O evento pretende também celebrar Portugal, os portugueses, a cultura lusófona e a presença portuguesa por todo o mundo.

Esta homenagem neste dia é assinalada há mais de 30 anos e tem uma grande importância para todos os combatentes e para o país.

Várias guerras

“Portugal ultrapassou várias guerras há algumas décadas atrás na Índia, Timor, Guiné, Angola e Moçambique onde vários jovens estiveram a combater e a servir a pátria independentemente da sua cor ou religião”, afirmou o secretário da Comissão Executiva para a Homenagem Nacional aos Combatentes 2024, coronel de Engenharia na reforma, José Evaristo.

“Há 31 anos que esta associação presta homenagem aos combatentes e a Portugal”, acrescentou José Evaristo, realçando a importância de “reconhecer e valorizar os feitos dos combatentes”.

A Comissão Executiva para a Homenagem Nacional aos Combatentes 2024 convida os portugueses a participarem, no Dia de Portugal, nas comemorações em memória dos combatentes que “um dia, em cumprimento do seu dever, honraram o país em defesa da nação portuguesa”.

As cerimónias decorrerão na Igreja de Santa Maria de Belém, no Mosteiro dos Jerónimos e junto ao Monumento aos Combatentes do Ultramar, em Belém.

Festival áereo no programa

A abertura da cerimónia inicia-se às 10.30 horas com uma missa no Mosteiro dos Jerónimos, seguida pela abertura da sessão junto ao Monumento aos Combatentes do Ultramar. O evento será animado pela Banda da GNR do Alentejo e serão homenageados os mortos em serviço militar. O dia termina com um espetáculo de aeronaves da Força Aérea e com um almoço-convívio.

Diana Valente