Cultura

Os palcos do Porto vão ficar inundados de dança em 2024

(LA)Horde/ Ballet National de Marseille estreia “Age of content” no Porto no dia 14 de junho. FOTO: DR

A nova temporada para as salas do Teatro Municipal do Porto terá 80 récitas de janeiro a julho, 11 estreias absolutas e 20 coproduções.

Na temporada do Teatro Municipal do Porto (TMP), de janeiro a julho, apresentada ontem, há nomes muito apetitosos, sobretudo na área da dança, isto numa altura em que o Festival Dias da Dança (DDD) ainda não foi desvelado –  à exceção do nome de Ian Martens, que ali trará “Voice noise”, no Dia Mundial da Dança, a 29 de abril.  

Logo a 25 e a 26 de fevereiro chega ao Porto o CCN - Ballet de Lorraine,  com a estreia nacional de “Acid gems”, de Adam Linder, e “Static shot”, de Maud le Pladec. 

Marlene Monteiro Freitas regressa ao TMP com uma criação para a companhia Dançando com a Diferença, “Ôss”, a 8 e 9 de março. Em maio, 30 e 31 e 1 de junho, a Companhia Nacional de Bailado propõe um ambicioso programa com três nomes grandes da dança contemporânea: Hofesh Shechter, Vasco Wellenkamp e Ohad Naharin.

Quase a fechar a temporada, o regresso de (LA)Horde/ Ballet National de Marseille com “Age of content”, a 14 e 15 de junho. 

É uma programação que se quer disruptiva, com “formatos que são conhecidos, mas com recheio completamente distinto, de nomes consagrados, mas que questionam o mundo atual”, afiança Cristina Planas Leitão, codiretora do TMP.

Mas, nem só de dança se faz o cartaz da primeira metade de 2024, que quantifica 80 récitas, 11 estreias absolutas, oito estreias nacionais e 20 coproduções.

Festa de aniversário

À cabeça, a grande festa de aniversário do Teatro Rivoli decorre a 19 e 20 de janeiro, com acesso gratuito. “Por tradição, no aniversário apresentavam-se grandes companhias e este ano resolvemos rasgar um pouquinho com essa tradição. É um programa que nos confronta com a realidade”, revela Cristina Planas Leitão. 

No aniversário, Miet Warlop e Irene Wool apresentam “One song: Histoire(s) du thêatre IV” e Rita Barbosa estreia também “Bertie”,  “uma experiência em rede que será apresentada em simultâneo no Rivoli, no Campo Alegre e no Gnration (Braga), partindo da ideia de um jogo eletrónico cooperativo”, como descreveu Drew Klein, codiretor do TMP.

Para os mais novos,  a festa é feita com “Dança, onde estás?”, de Né Barros e Jorge Gonçalves. Para os adultos, o DJ Set é com Sound Preta. 
As coproduções ocupam também uma grande fatia da agenda da temporada, respeitando os três níveis que esta direção aponta como estratégicos: local, nacional e regional. 

Fruto deste plano, são várias as parcerias que o TMP expõe: os Palcos Instáveis, o Understage (curadoria de Matéria Prima, Lovers & Lollypops e Amplificasom), o Festival Porta-Jazz (2 a 4 de fevereiro), o FITEI (14 a 25 de maio), o Trengo - Festival de Circo do Porto (28 e 29 de junho) ou a programação da Medeia Filmes. 

As várias edições de Make Trouble trazem duas cativantes sugestões: o Nowy Teatr aborda a saúde reprodutiva das mulheres na Polónia e Nastazran Khorasani reporta a proibição da dança no Irão.  

Os 23 anos do projeto “Quintas de Leitura” celebram-se no dia 23 de março com a edição de uma nova antologia e com uma paragem para novo fôlego.

Catarina Ferreira