O projeto de expansão do Vila do Conde Porto Fashion Outlet foi apresentado esta manhã. São 35 novos espaços comerciais, num investimento de 30 milhões de euros, que irão criar cerca de 300 novos postos de trabalho. As obras arrancarão em março de 2024 e deverão estar concluídas em julho de 2025.
“Fechamos um primeiro ciclo e, agora, cabe-nos pensar no próximo ciclo: a expansão. E porquê? Porque temos um conjunto de marcas que querem expandir e novas marcas que querem fazer parte do nosso projeto e para as quais não temos espaço; a questão do turismo: 20% das nossas vendas advém do turismo e o Porto e o norte de Portugal têm estado no centro das atenções mundiais e vão continuar a crescer; e a própria cidade, que tem estado em remodelação, com a criação de infraestruturas como o metro ou a evolução da hotelaria e da restauração para patamares com qualidade, quer permitem, cada vez mais, trazer um turismo com qualidade”, afirmou o director da Via Outlets Portugal, Jorge Pinto Fernandes.
Na primeira fase, explicou, o outlet de Vila do Conde, adquirido pela Via Outlets em 2017, deu início ao “remodeling”, com um investimento de 13 milhões de euros, em 2021, na reconversão das áreas comuns (zonas de estar, casas de banho, posto de informação e corredores), aos quais se juntaram mais quatro milhões de euros na criação da zona do Retail Park (sete lojas). Ao mesmo tempo, chegaram obras nas lojas e 25 novas marcas para reforçar a aposta num “segmento premium”.
Agora, explicou Jorge Fernandes, é tempo de expandir o espaço, que já é pouco para as necessidades. Assim, a nova zona terá 10 mil m2, ficará junto à estação de metro (que passa a deixar os passageiros literalmente à porta do outlet) e terá 31 lojas e quatro espaços de restauração.
“Haverá uma nova praça de alimentação com um conceito diferente, em que o cliente poderá sentar-se e ser servido à mesa, num espaço que será um jardim de inverno, todo ele em vidro”, continuou a contar Jorge Fernandes. De resto, o design será muito semelhante ao dos espaços existentes (aos quais terá ligação direta), com áreas amplas e luminosas com apontamentos inspirados pela tradição e arquitetura locais.
Nuno Oliveira, diretor da Via Outlets Ibéria, explica que o segmento dos outlets é o que mais tem crescimento entre os grandes espaços comerciais (11% no primeiro semestres de 2023, quando comparado com igual período de 2019 – pré-pandemia). O mercado ibérico, ainda assim, cresceu acima da média (19%) e os dois outlets da Via (Vila do Conde e Alcochete) subiram 23%.
Tudo, diz, graças a uma estratégia que pretende que a ida ao outlet, mais do que compras, “seja uma experiência positiva”: “a aposta em obras de arte, experiências sonoras, espaços agradáveis, zonas de estar, restaurantes com conceito diferente”.
A Via Outlets, recordou, tem 11 outlets em nove países e, em 2022, registou 32 milhões de clientes e 1,2 mil milhões de euros de faturação. Em Vila do Conde, este ano, o outlet deverá fechar o ano com mais de cinco milhões de visitantes. 20% das vendas já advém do turismo. A ideia agora é tornar o Vila do Conde Porto Fashion Outlet ainda mais “um destino incontornável de compras na região norte e Galiza”.