Mundo

Programa russo debate anexar Portugal: "Os portugueses viveriam muito bem"

Vladimir Solovyov é apresentador do canal estatal russo "Russia-1" Vladimir Solovyov / Facebook

Um dos mais famosos apresentadores do canal estatal russo "Russia-1", Vladimir Solovyov, disse, durante um debate televisivo, que a Rússia devia anexar Portugal depois de "desnazificar a Alemanha".

Um dos participantes disse que "Lisboa nunca foi russa", ao que Solovyov respondeu: "É a essa razão pela qual devia ser". 

"Não precisamos, mas eu gosto de Lisboa", continuou o apresentador Solovyov, quando questionado pelo participante sobre a razão pela qual a Rússia precisaria de Lisboa.

"Os portugueses viveriam muito bem como parte do império russo", rematou o apresentador.

O vídeo da interação no programa russo foi partilhado na rede social X pelo conselheiro do Ministério da Administração Interna da Ucrânia, Anton Gerashchenko, que pediu atenção a Portugal.

Esta não é a primeira vez que a anexação de Portugal pela Rússia é debatida na televisão russa. No programa de Solovyov, em particular, é frequentemente falado de possíveis "operações militares especiais" em países vizinhos, como a Polónia, Letónia, Lituânia, Estónia e Finlândia. Solovyov já mencionou que a Rússia devia tentar "libertar Lisboa". Já em abril do ano passado, o antigo presidente russo e atual vice-presidente do Conselho de Segurança, Dmitry Medvedev, disse que o objetivo de Putin é uma Eurásia aberta “de Lisboa a Vladivostok”.

Redação