Um homem de 48 anos foi detido pela PJ de Braga por suspeita de abuso sexual de menores dependentes ou em situação vulnerável. No mês dos factos em investigação, o suspeito, explicador de profissão, tinha terminado de cumprir uma pena suspensa de cinco anos de prisão por abusos sexuais de crianças.
O suspeito desenvolvia a atividade de apoio ao estudo numas instalações arrendadas em Viana do Castelo. Aproveitando-se dessa atividade e do ascendente que tinha sobre os educandos a seu cargo, terá abusado de, pelo menos, dois menores com 14 e 15 anos, entre maio de 2023 e janeiro deste ano, avança a PJ através de comunicado.
O suspeito já tem antecedentes por diversos crimes de abuso sexual de criança e de atos sexuais com adolescente, tendo sido condenado a cinco anos de prisão, com pena suspensa. A pena tinha sido extinta precisamente no mês em que iniciou os novos abusos agora em investigação, destaca a PJ.
O suspeito foi detido ontem, segunda-feira, e vai agora ser apresentado à autoridade judiciária para aplicação das medidas de coação.