Cultura

A música afegã que encontrou abrigo em Portugal

Desde 2021 que os músicos afegãos prosseguem estudos artísticos em Portugal Direitos reservados

"Rubab", um documentário de Marta Vaz sobre uma centena de músicos do Afeganistão que prosseguem a sua atividade em Portugal, é um dos destaques da programação desta terça-feira do Porto Post Doc.

A salvo em Portugal. Nas suas vidas e vocações. Podia ser o subtítulo de “Rubab”, filme de Marta Vaz que passa esta terça, às 15.15 horas, no Passos Manuel, integrando a secção Cinema Novo do Festival Porto Post Doc.

Trata-se de uma curta-metragem com foco nos alunos da única escola de música de Cabul que, após o regresso dos Talibã ao poder no Afeganistão, em 2021, se refugiaram em Lisboa. Com a prática da música banida no seu país, cerca de 100 jovens encontraram no Conservatório Nacional um abrigo e uma possibilidade de continuarem os estudos artísticos. De aulas de canto a ensaios de orquestra, passando pela aprendizagem do “rubab”, instrumento de cordas da Ásia Central semelhante ao alaúde, o filme retrata um dos poucos finais felizes da malograda história do Afeganistão.

Outras propostas relacionadas com a música serão exibidas também amanhã na secção “Transmission” do festival: “Nas: time is Illmatic”, sobre o rapper Nas; "Can and me”, que conta a história da influente banda de krautrock; e “Moderat: The last days”, um olhar sobre o supergrupo alemão de música eletrónica. Os três filmes serão projetados no Passos Manuel.

Passos Manuel
Rua de Passos Manuel, 137, Porto

Ricardo Jorge Fonseca