Regresso às aulas

“Sentimos orgulho por premiados estarem a terminar cursos superiores”

António Alves, diretor geral da Opticalia DR

António Alves, diretor geral da Opticalia, realça que o "Regresso às Aulas" promove o desenvolvimento e potencial dos alunos de mérito.

A iniciativa “Regresso às Aulas” avança para a 12.ª edição, nona com a Opticalia como parceira. Que balanço faz?

Em equipa que vence não se mexe. Estamos satisfeitos com os resultados e sentimos muito orgulho por vermos que há premiados terem terminado ou estarem a terminar os cursos superiores. Também nos orgulhamos por premiarmos o mérito das pessoas com mais empenho e melhores resultados.

Tal como disse, são vários os premiados que estão já a frequentar o ensino universitário ou em vias de o fazer. É esta a vossa missão para esta iniciativa, abrir caminho para um futuro mais promissor?

Na Opticalia defendemos sempre o mérito, o empenho e o desenvolvimento. Somos um grupo jovem e apostamos na inovação. Posso dizer que 26% dos nossos associados são startups, que apostam em estabelecer-se por conta própria e nós ajudamos a que tenham sucesso. O culto da empresa é promover o desenvolvimento e o potencial das pessoas. E com o “Regresso às Aulas” não é diferente.

Com esta iniciativa, a Opticalia conseguiu mostrar a relação entre a correção visual e o aproveitamento escolar?

Há muitas crianças que só quando vão para a escola primária é que se deteta que não têm equidade visual, o que lhes provoca patologias como dores de cabeça e outras situações de fadiga ocular que não são mais do que uma má correção visual. Na Opticalia também temos essa componente de preocupação de fazer despistagens para corrigir as necessidades visuais, que são muito superiores ao que se pensa. Houve uma grande evolução nos cuidados visuais desde que comecei nesta área há 34 anos. Hoje temos um outro fenómeno: as pessoas estão a “miopizar-se”. Como estão sempre agarradas aos ecrãs de telemóvel e aos tablet, estão a forçar a visão de perto e a necessitar de correção visual cada vez mais cedo.

Que mensagem quer deixar aos candidatos?

Parabéns por lutarem por aquilo em que acreditam e por tudo o que conseguiram alcançar e desejo que tenham muito sucesso. Valorizamos muito a meritocracia e é pelo mérito que os alunos são selecionados.

Redação