Seleção lusa é a melhor da fase de qualificação e terá estatuto reforçado no alinhamento da fase final, que será sorteada a 2 de dezembro.
Só com vitórias nas nove primeiras jornadas da qualificação para o Euro 2024, Portugal já tem assegurada a condição de cabeça-de-série no sorteio da fase final da competição que se realizará no próximo ano.
Esse estatuto é garantido pela anfitriã Alemanha e pelas cinco seleções com maior pontuação nos 10 grupos de apuramento. Neste momento, a equipa das quinas é a melhor da qualificação, com 27 pontos, embora, na prática, para as contas dos cabeça-de-série, some apenas 21 pontos, pois nem todos os grupos têm seis seleções e os jogos com o último classificado, neste caso com o Liechtenstein, não contam.
A única seleção que está em condições de igualar Portugal é a França, que leva 18 pontos no Grupo B (um dos que só têm cinco equipas) e recebe no sábado a seleção de Gibraltar, podendo chegar aos 21 pontos. No Grupo A, a Espanha também tem 18 pontos e chegará aos 21 se vencer a Geórgia no domingo, dia em que a equipa das quinas recebe a Islândia, no fecho do Grupo J.
Caso vença os islandeses em Alvalade, Portugal será sempre a melhor seleção desta fase de apuramento, por ter uma enorme vantagem sobre os franceses na diferença entre golos marcados e sofridos.
Ser cabeça-de série no sorteio do Europeu, que decorrerá a 2 de dezembro, em Hamburgo, significa, em teoria, um grupo mais acessível na fase final. Recorde-se que, no Euro 2020, Portugal não conseguiu sê-lo (foi segundo classificado no grupo de apuramento, atrás da Ucrânia), acabando prejudicado por isso no alinhamento da fase de grupos, na qual teve a França e a Alemanha como adversários, para além da Hungria.
Com a penúltima jornada da fase de qualificação ainda a decorrer, as cinco seleções que nesta altura têm o estatuto de cabeças-de-série, juntamente com a Alemanha, são: Portugal, França, Espanha, Inglaterra e Áustria (a Bélgica tem um jogo a menos no Grupo F e pode superar os austríacos)