Mundo

Cientistas descobrem fóssil de "dragão aquático" com 240 milhões de anos

Marlene Donelly

Cientistas encontraram um fóssil completo de um réptil aquático de cinco metros de comprimento do período Triássico.

Conhecida como "Dinocephalosaurus orientalis", a espécie foi originalmente identificada em 2003. O fóssil agora revelado foi encontrado em antigos depósitos de calcário no sul da China e pertence a uma criatura que remonta a 240 milhões de anos. Foi apelidada de “dragão” por causa do seu pescoço extremamente longo, de acordo com a BBC.

Segundo Nick Fraser, dos Museus Nacionais da Escócia, esta foi a primeira vez que os cientistas conseguiram analisar a espécie na íntegra. “Tinha membros parecidos com barbatanas e o pescoço mais longo do que o corpo e a cauda juntos”, disse, acrescentando que era “um animal muito estranho”.

O especialista, que participou na equipa internacional que estudou o fóssil, especulou que um “pescoço longo e flexível" pode ter proporcionado uma vantagem na caça, permitindo que o réptil procurasse comida em fendas debaixo de água.

O estudo sobre o fóssil foi publicado na revista científica "Earth and Environmental Science: Transactions of the Royal Society of Edinburgh".

Redação