Desporto

Novak Djokovic vence mas pode dizer adeus já hoje às ATP Finals

Novak Djokovic Tiziana FABI / AFP

Novak Djokovic venceu Hubert Hurkacz (2-1) e continua na corrida pelas meias-finais das Finals, em Turim, mas fica dependente do que fizer Holger Rune diante do já apurado Jannik Sinner, esta noite. Se o nórdico ganhar, o sérvio, número 1 mundial, diz adeus à competição.

Djokovic começou por vencer o primeiro parcial no “tie-break” (7-6), que dominou (7-1) após um set em que nenhum dos jogadores enfrentou pontos de “break”. Em estreia na prova, e apesar de já não ter qualquer possibilidade de avançar para as meias-finais das ATP Finals, Hurkacz, que substituiu o lesionado Stefanos Tsitsipas, serviu de forma sublime (10 ases) até ao desempate final, no qual o número 1 mundial foi avassalador.

O segundo parcial voltou a ter um Hurkacz melhor no serviço, conseguindo mais sete ases, e que foi capaz de concretizar a primeira oportunidade que teve para quebrar o serviço a Nole, para liderar por 3-2. Até fechar o set em 6-4, o polaco só apanhou um susto, quando enfrentou dois pontos de “break” no oitavo jogo de serviço, os quais foi capaz de salvar.

Encostado às cordas, Djokovic subiu o nível no decisivo set, durante o qual mostrou a consistência que lhe é reconhecida. Por seu turno, Hurkacz baixou os índices no serviço, foi quebrado pela primeira vez em todo jogo aos 3-1 e não mais conseguiu reentrar na partida, acabando derrotado por 6-1.

Às 20 horas desta quinta-feira arranca o duelo entre o já apurado Jannik Sinner, que bateu Tsitipas e Djokovic nos dois primeiros encontros do grupo Verde, e o dinamarquês Holger Rune, que perdeu diante de Djokovic e viu Tsitsipas abandonar o confronto entre ambos devido a lesão. Para chegar às meias-finais do torneio, ao jovem tenista nórdico bastar-lhe-á derrotar Sinner, uma vez que ficará sempre com uma melhor diferença entre jogos ganhos e perdidos em relação a Djokovic.

De relembrar que, no grupo Vermelho, o russo Daniil Medvedev já garantiu uma vaga nas semifinais da competição.

Rui Almeida Santos