Desporto

Diogo Ribeiro é campeão do Mundo de natação

Foto: Ali Haider/EPA

Atleta português volta a fazer história ao vencer a final dos 50 metros mariposa, em Doha (Catar), esta segunda-feira.

A natação e o desporto português viveram mais um momento histórico, outra vez às custas do prodígio Diogo Ribeiro. 

Depois de ter conquistado a medalha de prata em Fukuoka, em 2023, o atleta português, de 19 anos, foi o mais rápido na final dos 50 metros mariposa (22,97 segundos) nos Mundiais deste ano, sagrando-se campeão do Mundo pela primeira vez no mais alto nível, depois de ter feito o mesmo no escalão júnior. 

Diogo Ribeiro não começou bem a final, mas recuperou terreno de forma fantástica nos metros seguintes, acabando à frente da concorrência, que era feroz. 

O nadador do Benfica ainda demorou uns segundos a perceber que é mesmo campeão do Mundo, antes de, finalmente, cerrar os punhos, levantar os braços para a consagração e encontrar os olhares dos familiares e outros portugueses que festejavam na bancada.

"Não tenho palavras para este momento. O início não foi bom, mas estou muito feliz por ser campeão do Mundo", disse Diogo Ribeiro, imediatamente a seguir à prova.

Marcelo destaca "feito histórico"

"O Presidente da República felicita o nadador Diogo Ribeiro por mais um feito histórico para a natação nacional, com a conquista do título mundial na prova de 50 metros mariposa, nos Mundiais de natação que estão a decorrer em Doha, no Catar", lê-se numa nota publicada no site da Presidência da República.

Redação