O The Lisbon MBA Católica|Nova subiu 11 posições no ranking do Financial Times que distingue os melhores 'master of business administration' (MBA) do mundo.
O programa conjunto das duas universidades portuguesas é agora o 74º mundial e o 24º na Europa, entrando para o top 25 europeu. Trata-se, sublinham em comunicado as escolas portuguesas, da quinta maior subida na Europa. O The Lisbon MBA Católica|Nova é o único programa nacional desta natureza no Financial Times Global MBA ranking 2024.
Esta ranking avalia vários parâmetros, sendo que o MBA português pontuou melhor no critério International Course Experience, atingindo o quarto lugar a nível mundial. As escolas de negócios explicam que isso se deve às “parcerias consistentes com escolas de negócio de topo, nomeadamente o programa de imersão no MIT Sloan nos Estados Unidos e os programas de intercâmbio com outros MBA”.
Outros dos indicadores onde o MBA nacional figura bem é o da progressão na carreira, tendo atingido o 18º lugar na Europa. Os estudantes que fazem esta formação conseguem um aumento salarial de 81% três anos depois de terminarem o programa, com o salário médio anual bruto a fixar-se em 120 575 dólares (cerca de 111 803 de euros). O índice de empregabilidade é de 91% três meses após conclusão do MBA.
A diversidade é outro ponto forte, “com uma média de 60% de estudantes internacionais e 40% de mulheres com as mais diversas experiências profissionais e backgrounds académicos, assim como um corpo docente de grande prestígio constituído pelas escolas Católica-Lisbon e Nova SBE que lecionam no MBA, sendo 40% de professores internacionais”, sublinham as escolas.
Maria José Amich, diretora executiva do The Lisbon MBA, revela que a classe de 2024 “é composta por 62% de estudantes internacionais que representam 13 nacionalidades, dos quais 59% são mulheres, com diferentes formações profissionais e académicas”.
Para Filipe Santos, 'dean' da Católica-Lisbon, e Pedro Oliveira, diretor da Nova SBE, este resultado reflete “o sucesso desta parceria que reúne três escolas de renome mundial para colocar Portugal no mapa dos MBA de excelência, atraindo talentos de todo o mundo para Lisboa”.