No próximo fim de semana, é recriado um espaço de venda de produtos, em Oliveira de Azeméis, como seria há mais de 100 anos.
Os usos e costumes do final do século XIX são recriados no próximo fim de semana, em Oliveira de Azeméis, com o “Mercado à Moda Antiga”. A iniciativa reúne saberes das 19 freguesias do concelho. Entre tendas à moda antiga, artesãos, padeiros de Ul, produtos agrícolas, utensílios e trajes antigos, a história da indústria vidreira – legado que remonta ao século XVI – também marcará presença.
A viagem no tempo arranca no sábado, 18 de maio, às 11 horas, no Largo da República, seguindo-se o desfile do traje, com início na Igreja Matriz. A iniciativa reúne 81 tasquinhas tradicionais, de produtos hortícolas e de artes e ofícios. Até às 23 horas de sábado, o programa prevê atuações de grupos de danças e cantares e folclore, espetáculo de acordeão e teatro de rua.
A festa estende-se até domingo, com arranque também às 11 horas. As tendas começam a ser desmontadas depois de um concerto com a equipa Dino Baffetti Portugal, às 18.30 horas, no Largo da República.
Para os mais novos
Durante todo o fim de semana, o carrossel artesanal infantil, junto ao Teatro Municipal de Oliveira de Azeméis, as oficinas infantis na Praça José da Costa e uma quintinha com animais (num espaço reservado junto à tenda do Núcleo de Atletismo de Cucujães) garantem animação para os mais novos.
As estátuas vivas também vão animar as ruas António Alegria e Dr. Bento Carqueja, a par do tocador de realejo companhia marimbondo, no Largo da República.
Pode consultar aqui o programa.