Justiça

Disse que foi roubado para justificar permanência ilegal em Portugal

PSP diz que no Campo 24 de Agosto existem cidadãos estrangeiros "cuja legalidade em território nacional suscita dúvidas" Foto: André Rolo / Arquivo

Um homem de 23 anos foi detido na segunda-feira de manhã pela PSP, no Campo 24 de Agosto, por se encontrar ilegal em território nacional. O indivíduo, que foi surpreendido sem passaporte, chegou a dizer aos polícias que tinha sido roubado para justificar a falta de documento de identificação.

A PSP refere, em comunicado, que na zona do Campo 24 de Agosto "têm sido encontrados alguns cidadãos estrageiros cuja legalidade, em território nacional, suscita dúvidas".

Foi nesse âmbito que polícias, trajados à civil, decidiram fazer uma fiscalização, tendo intercetado o homem. "Consultados os ficheiros da Unidade de Coordenação de Fronteiras e Estrangeiros, foi possível perceber que este cidadão estrangeiro não havia manifestado interesse junto dos serviços da Agência para a Integração, Migrações e Asilo em permanecer em território nacional, motivo pelo qual se encontra ilegal", informou a PSP, que acrescentou que o suspeito "ainda tentou relatar uma situação de roubo para justificar a falta de documento de identificação".

O detido, desempregado e sem residência fixa, foi apresentado ainda na segunda-feira às autoridades judiciárias, desconhecendo-se quais foram as medidas de coação que lhe foram aplicadas.

César Castro