Viana do Castelo

Eixo Atlântico quer nova ponte ferroviária sobre o Minho na agenda da próxima Cimeira Ibérica

Xoán Mao, secretário-geral do Eixo Atlântico, e Luís Nobre, presidente D.R.

A associação transfronteiriça Eixo Atlântico reivindica que o projeto de uma nova ponte ferroviária sobre o rio Minho seja incluído na agenda da próxima Cimeira Ibérica.

Um comunicado divulgado esta terça-feira pela Câmara de Viana do Castelo, cujo presidente Luis Nobre (PS) lidera aquela entidade, informa que a petição foi enviada pelo autarca aos ministros portugueses de Estado e dos Negócios Estrangeiros, bem como ao espanhol de Assuntos Exteriores e Transportes. "Ambos acolheram positivamente", referiu a autarquia.

A travessia será complementar à nova linha de alta velocidade Ferrol-Lisboa, que contempla uma estação no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto. "Falta apenas desenvolver um aspeto para que o projeto mantenha os seus prazos: a nova ponte sobre o Rio Minho que servirá esta linha, ponte que se construirá a este de Valença e Tui mas cuja localização exata está por determinar", informa o comunicado.

No que toca ao projeto da ponte "estão por terminar os últimos trâmites administrativos e as últimas engenharias e estudos informativos dos troços de ambos os lados: Porriño-Frontera, no lado galego, e Ponte de Lima-Frontera, no lado português".

Por esse motivo, o presidente do Eixo Atlântico, Luís Nobre, "solicitou formalmente através de uma carta enviada a ambos os governos que este ponto figure na agenda da próxima Cimeira Ibérica que está prevista para o outono e que permitirá continuar o desenvolvimento da obra no seu conjunto dentro dos prazos previstos".

"A petição foi acolhida positivamente por parte do Ministério de Assuntos Exteriores e pelo de Infraestruturas e Habitação através de uma carta oficial", acrescenta o comunicado da autarquia.

Ana Peixoto Fernandes