Mundo

Inquérito preliminar indica que corte de fibra ótica finlandês foi acidental

Foto: Vladislav Vedenskii / unsplash

As duas ruturas de cabos de fibra ótica terrestres ocorridas na Finlândia na segunda-feira terão sido provocadas durante trabalhos de construção, anunciou, esta quarta-feira, a Agência Finlandesa dos Transportes e Comunicações.

"Os dois cabos parecem ter sido cortados durante os trabalhos de construção, pelo que se trata de um incidente normal", declarou a agência num comunicado de imprensa.

Anteriormente, o governo da Suécia sugeriu que a infraestrutura que liga a Finlândia à Suécia poderia ter sido sabotada.

O fornecedor de equipamentos de telecomunicações GlobalConnect informou na segunda-feira que um cabo ótico terrestre apresentava duas ruturas na Finlândia tendo uma delas sido reparada pouco depois.

O diretor do centro de cibersegurança da Agência Finlandesa de Transportes e Comunicações, Samuli Bergstrom, disse na altura que uma das ruturas foi causada por uma retroescavadora e que parecia ser "um problema normal de manutenção".

Este último incidente ocorre cerca de duas semanas depois de dois cabos de telecomunicações terem sido cortados no Mar Báltico, um ligando a ilha sueca de Gotland à Lituânia e o outro que liga a Finlândia à Alemanha.

Neste inquérito, as suspeitas recaem sobre um navio da República Popular da China, "Yi Peng 3", que terá passado sobre os cabos, segundo portais de controlo do tráfego marítimo.

JN/Agências